O melhor pedaço da Maçã.

Executivo da Microsoft afirma que Windows Phone foi uma resposta ao iPhone

Windows Mobile Phone

Windows Mobile PhoneAntes do iPhone, a ideia de telefone inteligente da Microsoft consistia em tentar levar o Windows do PC para a tela pequena de um telefone. O resultado foi esse, que podemos ver aqui ao lado. Todavia, tudo mudou em 2007, com a introdução do iPhone. Pelo menos é isso que Joe Belfiore, um executivo da Microsoft, confirma em uma declaração ao The New York Times [matéria fechada para assinantes pagos].

Publicidade

Belfiore disse que a Apple mudou radicalmente a indústria, afirmando que, com o iPhone, a Maçã conseguiu criar algo exclusivo e altamente atraente para os consumidores. A partir daí, executivos da Microsoft pensaram e concluiram que o até então Windows Mobile não teria qualquer chance contra o aparelho da Apple. Depois de uma reunião de sete horas organizada por Terry Myerson (chefe de engenharia móvel da empresa de Redmond) para discutir o destino de seu sistema operacional móvel, a equipe decidiu que não havia o que salvar no Windows Mobile. “Estávamos no fundo”, afirmou Myerson, que hoje comanda a área de telefonia da empresa. “A parte boa disso tudo é que, com uma mudança desse tamanho, você pode tentar novas coisas, construir um novo time e definir um novo caminho.”

Nokia Lumia 800

Com o intuito de responder com algo igualmente competitivo, porém *diferente*, a Microsoft criou o Windows Phone. Para Charlie Kindel, antigo gerente da empresa, Apple e RIM estavam acabando com a Microsoft, como a pedra que rolou para cima do braço do alpinista Aron Ralston, que teve sua história contada nos cinemas recentemente no filme 127 Horas. “Esta rocha (Apple e BlackBerry) rolou no nosso braço, e a Microsoft ficou lá por três ou quatro anos, lutando para sair.” Muito tempo (e dinheiro) seria necessário para redesenhar um novo sistema operacional, o que permitiu que o Google entrasse na jogada e ganhasse uma enorme participação no mercado. Mas agora, com a chegada dos primeiros aparelhos dotados de Windows Phone, a Microsoft pretende mudar esse jogo.

Publicidade

Vale ressaltar que, mesmo demorando um bocado, a Microsoft de fato conseguiu trazer algo novo para o mercado com o Windows Phone — na minha opinião, algo bem diferente do que aconteceu com o Android, um sistema que não nasceu igual ao iOS, mas sofreu muitas alterações para ficar, propositalmente, parecido com ele.

Parabéns à Microsoft pela coragem (de começar tudo do zero) e pela criatividade (entregar algo realmente inovador)! Resta saber se o jogo vai mesmo mudar, e se o Windows Phone conseguirá quebrar a hegemonia do iOS e do Android.

[via CNET News]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Withings demonstra a sua nova Smart Baby Scale na CES 2012

Próx. Post

Parrot AR.Drone 2.0 conta com uma câmera HD 720p e controles aprimorados

Posts Relacionados