O melhor pedaço da Maçã.

Apple Vision Pro desbanca headsets da Meta em teste de latência

Testes realizados pela empresa especializada OptoFidelity concluíram que o Apple Vision Pro tem a menor latência transparente (see-through transparency) entre os principais dispositivos de realidade mista do mercado — incluindo os Meta Quests, considerados os principais concorrentes do dispositivo.

Publicidade

Basicamente, a latência transparente, também chamada de latência fóton-para-fóton (photon-to-photon), é o tempo que leva para que a imagem do mundo real (ou seja, tudo aquilo que não é virtual e que não faz parte de elementos de software) seja transferida do headset para a visão do usuário.

Como os usuários não estão efetivamente vendo o ambiente à sua frente a olho nu — e sim imagens captadas pelas câmeras dos dispositivos — quanto menor a latência, maior a percepção por parte do usuário de que ele está acompanhando os eventos à sua volta em tempo real.

Além do Vision Pro, do Meta Quest 3 e do Meta Quest Pro, os testes contaram com o HTC VIVE XR Elite. Enquanto todos os concorrentes apresentam latência entre 35ms e 40ms — padrão anteriormente considerado bom —, o headset da Maçã conta com um atraso quase 4 vezes menor, de apenas 11ms.

É um resultado muito satisfatório para a Apple, que alegou ter conseguido uma redução inovadora da latência no Vision Pro. Os testes mostraram que o headset se saiu ainda melhor do que o divulgado pela empresa, que prometeu um atraso de 12ms — 1ms a mais que o obtido no teste.

Apple perde para a Meta na latência de movimento angular

Em outros testes realizados pela empresa, os quatro headsets foram comparados quanto à latência angular, que mede basicamente a capacidade (ou incapacidade) de os dispositivos de realidade mista preverem o movimento da cabeça do usuário para apresentar uma imagem coerente do ambiente.

Como destacou o 9to5Mac, alguns headsets simplesmente “trapaceiam”, usando as imagens já captadas pelas câmeras laterais antes que a cabeça do usuário esteja direcionada para aquele campo de visão, exibindo esse frame antecipadamente para compensar o atraso natural enquanto o usuário gira a cabeça.

Os testes mostraram que o Meta Quest Pro e o Meta Quest 3 apresentaram os melhores resultados, com latências mais próximas do valor ideal (0), enquanto o Vision Pro apresentou números mais negativos — o que significa que sua predição costuma ser um pouco mais adiantada do que deveria ser.

O HTC VIVE XR Elite, por sua vez, apresentou apenas valores positivos inalterados, indicando que o dispositivo não faz uso da predição de latência angular como os demais, exibindo as imagens com o seu atraso natural.

De qualquer forma, tanto essa latência quanto o “adiantamento” do Vision Pro são imperceptíveis ao olho humano, de modo que podemos considerar que os quatro dispositivos não têm latência angular, na prática.


Comprar Apple Vision Pro de Apple 🇺🇸 Preço: a partir de US$3.499
Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Companhia aérea oferecerá unidades do Apple Vision Pro para passageiros

Próx. Post

Mark Zuckerberg volta a criticar o Vision Pro — e os fanboys da Apple, também

Posts Relacionados