O melhor pedaço da Maçã.

touchHLE: emulador roda jogos de 32 bits para iPhone no Mac ou PC

Imagem: 9to5Mac
touchHLE

Em 2017, com o lançamento do iOS 11, centenas de milhares de aplicativos em 32 bits passaram a não ser mais suportados — o que impossibilitou que uma gama de jogos que não tiveram seus códigos adaptados para processadores de 64 bits rodassem nas versões mais recentes do sistema operacional e, consequentemente, nos iPhones mais modernos.

Publicidade

Uma das usuárias que ficaram descontentes com essa mudança foi a desenvolvedora que se identifica no Twitter como @hikari_no_yume. Ela era uma grande fã da versão de Super Monkey Ball desenvolvida para iPhone OS (nome do antigo sistema mobile da Apple), mas simplesmente foi impedida de jogá-lo nos últimos anos devido à incompatibilidade com seu aparelho.

Após ficar desempregada, Hikari aproveitou o tempo livre para desenvolver o touchHLE, um emulador de alto nível (high level emulator, ou HLE) que permite rodar jogos originalmente desenvolvidos para o iPhone OS na tela de um computador, tanto em Macs quanto em PCs com Windows.

Para simular a entrada de toque que é necessária para os jogos, o emulador permite o uso tanto de mouses/trackpads quanto de um controle analógico para games. Este último se faz necessário caso você queira simular o acelerômetro, mas o suporte real a esse sensor deverá ser implementado em breve.

Publicidade

Com o app, Hikari conseguiu rodar tanto seu amado Super Monkey Ball quanto dois outros títulos (Crash Bandicoot Nitro Kart 3D e Touch & Go), todos desenvolvidos para o iPhone OS 2.0 e suas versões secundárias. Se você achou pouco, ela deixou claro que essa lista aumentará com o tempo.

YouTube video

Hikari também deixou claro que é provável que seja trabalhado o suporte a aplicativos para versões mais recentes de 32 bits do sistema operacional dos iPhones (iPhone OS 3.x e iOS 4.x), bem como para o iPhone OS 1.x e para jogos desenvolvidos especialmente para rodar em iPads.

Embora tenha sido desenvolvido especialmente para rodar na arquitetura x64, o software funciona tranquilamente em Macs com Apple Silicon graças à camada Rosetta 2. O suporte ao Android ainda não existe, mas Hikari o trata como uma possibilidade que não seria muito trabalhosa para se concretizar.

Publicidade

Caso você tenha se interessado, os links diretos para download/instalação do software foram disponibilizados no GitHub, bem como o código fonte completo do emulador.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram testa atalho para compartilhar Reels recentes

Próx. Post

Apple é condenada a desbloquear MacBook doado

Posts Relacionados