Em mais um possível empecilho entre a Apple e seus funcionários de varejo, novos relatos divulgados pelo AppleInsider indicam que a companhia está tentando controlar a comunicação entre seus colaboradores em uma plataforma interna chamada Loop.
Conforme apontado por fontes anônimas, as reclamações na plataforma em questão agora são estritamente moderadas, permitindo apenas “pensamentos felizes e positivos”. O AppleInsider disse ter procurado outros contatos dentro do setor de varejo da Maçã e todos eles confirmaram a situação.
No Loop, os funcionários desabafavam como o programa Today at Apple havia sido “esquecido e descuidado”, o novo impulso para os funcionários lidarem com vários clientes ao mesmo tempo e outros problemas.
Agora, de acordo com um relato, os funcionários devem concordar com um novo e mais restritivo conjunto de regras básicas antes de acessar o Loop. Cada postagem é examinada por moderadores antes de ser exibida na ferramenta e parece que qualquer coisa mais crítica está sendo filtrada.
Alguns funcionários descreveram a situação como uma violação da liberdade de expressão, indicando ser um esforço da Maçã para “mantê-los na linha”. Mais do que isso, parece que a Apple quer censurar discussões internas sobre questões de trabalho, algo que a própria empresa havia rebatido em outras circunstâncias.
Como sabemos, a Apple vem travando uma guerra silenciosa com a sua equipe de varejo em vários locais, especialmente aqueles que buscam se sindicalizar — de modo que muitos funcionários veem tais restrições como um movimento tático para suprimir a organização sindical.