O melhor pedaço da Maçã.

Tesla quer que Apple deponha em ação contra a montadora por acidente fatal [atualizado]

Reuters
Acidente envolvendo o Tela do ex-Apple Walter Huang

Na próxima semana, a Tesla será julgada por um acidente fatal que aconteceu em 2018 — e a empresa deseja que a Apple preste um depoimento para ajudá-la a provar que a vítima estava usando o seu iPhone no momento do acidente.

Publicidade

Na época, Wei “Walter” Huang era engenheiro da Maçã e morreu após o Tesla que dirigia — um Model X, equipado com o o sistema de direção autônoma Autopilot — colidir contra o muro de uma rodovia de Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos), sendo depois atingido por outros dois veículos.

A família de Huang, agora, acusa as companhias de trabalharem juntas para fortalecer a defesa, alegando que o testemunho de um engenheiro da Apple — especificamente James Harding — é uma manobra que fere os procedimentos legais.

Durante a investigação, o Conselho de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) notou que Huang tinha um jogo aberto no seu celular na hora do acidente, mas não conseguiu confirmar se ele estava ativamente jogando-o.

Publicidade

O Conselho também suspeita de que ele costumava jogar enquanto dirigia, algo que a família diz que era feito de forma passiva (ou seja, sem sua atenção estar voltada para o jogo). Esse é um ponto importante a ser esclarecido, dado que Tesla argumenta que os erros do Autopilot ocorrem por falta de atenção dos motoristas — uma defesa que já livrou a empresa em outros casos.

Prontamente, a Apple, que foi solicitada a dar mais detalhes sobre o depoimento, também pediu ao tribunal para cancelar essa exigência, alegando que não está diretamente envolvida no caso e quer entender melhor suas responsabilidades legais.

A Apple não é parte neste caso, nunca compareceu e não recebeu nenhum aviso de ordem de entrada relacionada à disputa. Embora a Apple esteja pronta para trabalhar de boa fé com as partes e cumprir suas obrigações como testemunha não envolvida diretamente, suas obrigações atuais são muito incertas e busca orientação do Tribunal.

De um lado, a Tesla alega que seu sistema é seguro e que os acidentes são culpa de motoristas distraídos; do outro, temos uma família lutando por uma reparação após perder um ente em um acidente de trânsito.

Publicidade

Resta-nos continuar acompanhando…

via The Verge

Atualização, por Bruno Cardoso09/04/2024 às 09:20

Segundo o The Washington Post, a Tesla entrou ontem (8/4) em um acordo com a família de Huang para pôr um fim nesse caso — dias antes de um confronto entre as duas partes no tribunal, vale notar. Essa, novidade, é claro, também significa que a Apple não precisará mais dar o seu depoimento.

Confidenciais, os detalhes desse acordo ainda precisam ser aprovados pelo juiz responsável pelo caso em uma audiência marcada para a próxima quinta-feira (11/4). O magistrado também deverá dar ao Departamento de Transportes da Califórnia a oportunidade de se opor a esse acordo no mesmo dia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: Mac mini (M2, 512GB) com desconto de 27%

Próx. Post

Disney+ começará a limitar compartilhamento de senhas em junho

Posts Relacionados