O pessoal da iFixit divulgou recentemente alguns relatos de usuários de iPhones (de diferentes modelos) com baterias não genuínas de terceiros que enfrentaram problemas ao atualizá-los.
Embora alguns casos [1, 2] sejam de meses atrás, eles decidiram jogar luz na questão após uma de suas próprias colaboradoras enfrentar o mesmo problema neste mês.
Então, este mês, o problema chegou mais perto da casa da sede da iFixit: nossa gerente de comunidade, Amber, tentou atualizar seu iPhone 12 Pro, que tinha uma bateria que ela havia substituído, para iOS 17.0.3. […] Nossa equipe de redação técnica investigou a atualização de um iPhone 12 “comum” com uma bateria substituída — o mesmo erro apareceu.
Como dito, a situação basicamente impede que os usuários atualizem seus dispositivos, os quais exibem um alerta dizendo que “não foi possível verificar o update” pois o dispositivo “não está mais conectado à Internet” — o que não é o caso em muitas situações, como visto na imagem abaixo, na qual é possível observar o ícone do Wi-Fi.
Um usuário afetado contou que o suporte da Apple alegou que ele deveria ter passado pela companhia para o reparo da bateria — uma resposta bastante evasiva, diga-se.
Ainda assim, a iFixit não considera que a Apple esteja “sabotando intencionalmente” o reparo de terceiros nessa situação, embora essa não seja a primeira vez que problemas dessa natureza são relatados.
Fato é que o problema parece acometer apenas as atualizações OTA (over-the-air), uma vez que a referida colaboradora da iFixit conseguiu atualizar seu iPhone transferindo e instalando o update pelo Mac.
É importante ressaltar que não foi confirmado que a falha ao atualizar o dispositivo esteja ligada à substituição da bateria por um componente de terceiros; ainda assim, isso não deixa de ser uma suspeita.