O melhor pedaço da Maçã.

Benchmarks equiparam performance do Mac Pro à do iMac Pro

Tudo depende do quanto você incrementa o seu Mac Pro, na realidade

Os primeiros unboxings e testes com o novíssimo Mac Pro começaram a surgir na web na semana passada, quando alguns usuários influentes puderam botar as suas mãos na workstation. Mas quando comparado a outras máquinas da Maçã, como será que o “Mac mais poderoso até agora” se sai?

Publicidade

Para responder isso, felizmente alguns resultados de benchmarks do Geekbench 5 estão disponíveis — e eles não são surpreendentes. Com base nas pontuações single-core disponíveis, os processadores de 8, 12 e 16 núcleos do novo Mac Pro oferecem desempenho semelhante aos do iMac Pro, lançado há mais de dois anos.

Comparação do resultado geekbench

Como é possível ver, o Mac Pro básico (com chip Xeon W de oito núcleos) alcançou 1.002 pontos no teste de núcleo único e cerca de 7.606 na medição multi-core; ambas as pontuações foram superadas pelo iMac Pro — também equipado com um chip Xeon W de oito núcleos —, que conseguiu 1.075 pontos no teste de núcleo único e 8.120 no de multi-core.

Naturalmente, quanto melhor a configuração, maior o poder de fogo da máquina; ainda assim, essa força não foi suficiente para colocar o Mac Pro no topo da lista do Geekbench. Nesse sentido, o Mac Pro com processador de 12 núcleos obteve 1.090 pontos no teste de núcleo único e 11.599 no de multi-core; já a versão com 16 núcleos chegou a 1.104 e 14.285 pontos, respectivamente.

Publicidade

A comparação entre o iMac Pro e o novo Mac Pro foi feita devido à similaridade do processador que equipa as duas máquinas — mas eles não são, obviamente, iguais. De acordo com o desenvolvedor do Tweetbot, Paul Haddad, a diferença entre os dois processadores é que a Apple optou por uma versão mais barata do Xeon W (W-3223) no Mac Pro em vez de usar o modelo com maior performance (W-3225), pois isso afetaria seu preço final — o que é um pouco controverso, considerando que o Mac Pro de entrada já é caro.

Os Mac Pros com 12/16 núcleos têm desempenho razoável para essa classe de CPU; os chips Ryzen da mesma classe são um pouco mais rápidos, mas provavelmente não tão notáveis. Os chips Ryzen custam cerca de 1/3 do preço, e essa parte é bastante notável.
.
A razão pela qual o iMac Pro de 8 núcleos é mais rápido que o Mac Pro é porque a Apple optou por colocar a CPU W-3223, mais barata, em vez de usar a W-3225, mais rápida.
É claro que, se eles tivessem feito isso, seria difícil cobrar o US$1 mil extra para fazer o upgrade para 12 núcleos.

Não obstante, é possível forçar um pouco mais a barra e comparar os resultados dos testes de benchmark com outros computadores da companhia; nesse caso, o Mac Pro é ofuscado pelos modelos de iMacs mais recentes quanto à performance nos testes de núcleo único (inclusive pela versão de entrada do desktop, com processador de oito núcleos).

Números à parte, o fato que é o Mac Pro foi feito, como bem divulgado pela Apple e reconhecido pela iFixit, para expansão. Portanto, a capacidade de atualização e a expansibilidade da nova workstation não devem ser negligenciadas — como demonstrado pelo YouTuber e guru de tecnologia Jonathan Morrison no vídeo a seguir:

YouTube video

Com a placa gráfica (opcional) Afterburner, o Mac Pro consegue “relaxar” num trabalho de edição pesado que envolveu a execução de nove trilhas em 4K (nota: em ProRes 4444) simultaneamente.

Como destacado por Morrison, a Afterburner deu conta da maioria do trabalho pesado, sem exigir muito, de fato, da CPU1Central process unit, ou unidade central de processamento. do Mac Pro. Posteriormente, ele adicionou um módulo MPX com a placa gráfica Radeon Pro Vega II. O resultado? O Mac Pro reproduziu 16 clipes em qualidade máxima — tudo isso sem parecer que há um avião decolando do seu lado.

Como debatido em uma conversa entre alguns gigantes do mundo da tecnologia — incluindo Morrison, Mark Gurman da Bloomberg e o YouTuber Marques Brownlee —, realmente é preciso ir um pouco além dos benchmarks para falar sobre a potencialidade do novo Mac Pro e entender que isso depende de vários fatores (apesar de que há muito dinheiro envolvido em quaisquer desses cenários). Que venham mais testes!

via MacRumors | imagem: Tech News Daily

Notas de rodapé

  • 1
    Central process unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple, Google, Amazon e outras vão criar padrão aberto para dispositivos domésticos inteligentes

Próx. Post

Apple reclama de abusos no licenciamento de patentes

Posts Relacionados