O melhor pedaço da Maçã.
TechCrunch
Ativando eSIM em um iPhone

Clientes da Claro relatam problemas ao usar dois eSIM [atualizado]

O problema afeta quem usa o chip eletrônico da operadora e tenta, posteriormente, ativar um novo eSIM para usar no exterior

O MacMagazine recebeu, nas últimas semanas, relatos de leitores que têm enfrentado um problema no mínimo peculiar: a dificuldade (ou mesmo a impossibilidade) de ativar um ou mais eSIM de operadoras estrangeiras quando já há um chip eletrônico instalado no iPhone.

Publicidade

Mais precisamente, os casos vêm de clientes da Claro, como também visto nesse relato compartilhado na comunidade de Suporte da Apple. De acordo com os usuários afetados, o problema acontece ao já ter um eSIM da operadora instalado no dispositivo e tentar adicionar um novo.

Basicamente, esse processo resulta em um alerta que diz: “Não foi possível ativar o eSIM.” As chances são de que o problema esteja estritamente ligado ao chip eletrônico, já que não foi constatada nenhuma intercorrência ao ativar o eSIM de operadoras internacionais quando o chip físico da Claro está na bandeja do iPhone, conforme explicado no relato supracitado.

Isso, porém, pode ser um problema maior para donos de iPhones 14 adquiridos nos Estados Unidos, os quais não vêm com a bandeja para a inserção do chip físico. No mais, como podemos ver no relato acima, o problema ocorreu tanto no iPhone 12 Pro, quanto em um 13 Pro e em um 14 Pro.

Publicidade

Nós também recebemos relatos de leitores e decidimos entrar em contato com a Claro. Segundo a operadora, a única forma de resolver o problema agora é apagando o eSIM da Claro, instalando o chip eletrônico que será usado no exterior e, em seguida, reinstalando o eSIM da Claro. 🤡

Fato é que esse processo não só parece uma gambiarra, como também exige do cliente a disponibilidade para ir a uma loja e fazer o trâmite a fim de obter um novo eSIM (a depender do plano contratado), sem contar o possível gasto com uma nova unidade desse chip.

Nós questionamos a Claro se essa é a solução “oficial” da empresa ou se eles estão trabalhando numa forma melhor de resolver o problema, mas a assessoria de imprensa não retornou mais as nossas tentativas de contato.

Publicidade

Embora os relatos que compilamos tenham sido sempre de pessoas tentando ativar um segundo eSIM para uso no exterior, é possível que o problema também afete a instalação de um segundo eSIM nacional quando já há o da Claro ativo.

Mais alguém enfrentando problemas semelhantes por aí?

Atualização, por Rafael Fischmann 09/03/2023 às 16:09

A Claro retornou o contato do MacMagazine sobre o problema com a seguinte declaração:

A Claro informa que está trabalhando em conjunto com a fabricante para a solução definitiva da falha, que é restrita a um lote limitado de eSIM e atinge uma pequena parcela de clientes, que desejam ativar dois ou mais chips virtuais em iPhones. A operadora orienta ainda que os clientes que identificaram falha na ativação do eSIM podem entrar em contato com a empresa, pelos canais de atendimento oficial, para resolução do tema.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Criadores no TikTok agora podem cobrar por conteúdos de até 20 minutos

Próx. Post

Novos speakers da Sonos têm suporte ao Áudio Espacial do Apple Music

Posts Relacionados