O melhor pedaço da Maçã.
Konstantin Savusia / Shutterstock.com
Logo da Apple em aplicativo de programação

Apple estaria projetando ferramenta de IA para auxiliar desenvolvedores

Entre os investimentos da Apple no mundo da inteligência artificial (ou em machine learning, como a empresa gosta de falar), pode estar também o desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar na programação de aplicativos. Segundo Mark Gurman, em uma nova matéria da Bloomberg, ela seria semelhante ao Copilot (do GitHub) e estaria prevista para ser incorporada ao Xcode já na futura versão do IDE da Maçã.

Publicidade

Assim como a plataforma da Microsoft, a nova ferramenta da Apple poderá usar IA generativa para prever e completar automaticamente blocos de código durante o desenvolvimento — recurso que simplifica o processo de programação.

A nova ferramenta serviria também para gerar códigos de testes para aplicativos — funcionalidade que estaria sendo testada pelos engenheiros da Maçã em seus próprios produtos de software para garantir o melhor funcionamento possível. Atualmente, mesmo com todas as colheres de chá fornecidas pelo Xcode, esse é um processo muitas vezes demorado e tedioso.

Outras aplicações de IA

Esse é um dos muitos recursos que estão sendo preparados para as futuras versões dos sistemas operacionais da Apple, os quais deverão ser anunciados pela empresa ainda este ano. Segundo Gurman, a Maçã está correndo contra o tempo na questão das IAs generativas e o empreendimento, comandado pelo vice-presidente de engenharia de software da empresa, Craig Federighi, é encarado “com urgência”.

Publicidade

Algumas das novidades já teriam sido demonstradas para o conselho da empresa no final do ano passado. Entre elas, estariam coisas como a criação de playlists automatizadas no Apple Music e de slides para o Keynote — o que colocaria os serviços da Maçã novamente no páreo num momento em que rivais como o Spotify e o Microsoft PowerPoint já embarcaram na nova tendência.

Partes importantes do sistema, como a Siri e o Spotlight, também deverão ser aprimoradas. Ambos poderão usar IA generativa para responder perguntas complexas com maior precisão e o sistema de busca da empresa também deverá conseguir explorar mais profundamente aplicativos para iniciar funções específicas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch aciona resgate para idoso que foi atropelado no Reino Unido

Próx. Post

Meta taxará usuários do iOS por posts turbinados e critica regras da Apple

Posts Relacionados