O melhor pedaço da Maçã.

Código do Firefox 3.6 será congelado para lançamento alpha entre hoje e amanhã

Ícone do Firefox 3.5O lançamento do Firefox 3.5 completou um mês hoje, e de lá pra cá foram realizados mais de 63 milhões de downloads no mundo todo. Mas quando se trata de desenvolvimento de navegadores web as coisas costumam andar bem rápido, e é por isso que a Mozilla começou bem cedo os preparativos para o seu próximo grande lançamento. A versão 3.6 do navegador da raposa já conta com uma descrição extensa no wiki da empresa e está com seu código a caminho de um lançamento alpha nos próximos dias.

Publicidade

Ele deverá ser congelado entre hoje e amanhã, para que um build seja liberado nesta sexta-feira ou, em última hipótese, na semana que vem. Nightly builds categorizados como 3.6 já estão no FTP da Mozilla há algum tempo, mas este seria o primeiro a utilizar o futuro Gecko 1.9.2, engine de renderização de páginas que estará na versão final.

Com o codinome Namoroka, o Firefox 3.6 conta com grandes mudanças planejadas, mas o que importa no momento são aquelas que já estão encaminhadas para os próximos meses de desenvolvimento e testes intensos junto à comunidade. No cronograma atual, estão listados nessa área os mockups visuais — liberados recentemente para Windows, visando às versões 3.7 e 4.0 — e o congelamento do código, algo que mostra basicamente o estado atual do projeto.

Nos próximos meses serão conduzidas etapas que trarão mudanças fundamentais, bem como a adaptação do navegador ao futuro Windows 7. Muito disso deverá ser implementado até o final do ano, mas o trabalho da comunidade deverá se intensificar durante o primeiro semestre de 2010, quando está previsto o seu lançamento. Até lá, é provável que a versão pule do 3.6 atual para algum valor superior, mas ainda é cedo para esse tipo de afirmação.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E se a futura tablet da Apple fosse assim?

Próx. Post

NewsGator descontinuará leitor RSS online para adaptar seus aplicativos para o Google Reader

Posts Relacionados