O melhor pedaço da Maçã.

iPhones foram mais da metade dos smartphones premium vendidos no 2º trimestre

Os iPhones 12, pelo visto, têm sido muito bem recebidos
s_kaisu / Shutterstock.com
Caixa de iPhones 12

Ontem, já tínhamos comentado por cima essa nova pesquisa da Counterpoint Research acerca do segmento premium de smartphones — isto é, aparelhos acima dos US$400. Vale, entretanto, destrinchar os dados do relatório de forma mais completa, até para termos uma ideia de como a Apple deslanchou nos períodos mais recentes.

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A pesquisa, relativa ao segundo trimestre de 2021, mostrou que a Apple avançou significativamente sobre suas concorrentes na comparação ano a ano e conquistou mais da metade do segmento. Mais precisamente, a Maçã ficou com 57% do mercado de smartphones premium, um salto considerável em relação aos 48% do mesmo período do ano anterior.

A conquista é ainda mais notável considerando que o segmento premium em si cresceu: ele era responsável por 21% do mercado total de smartphones no segundo trimestre de 2020, e passou a ser de 24% no período mais recente.

Três razões principais ajudam a entender o desempenho da Apple. A primeira delas é o sucesso da família do iPhone 12, que estimulou o início de um novo “superciclo” (isto é, uma quantidade maior que o usual de consumidores trocando seus aparelhos) por conta de recursos como o 5G.

Outro motivo é um deslocamento do mercado em direção ao segmento ultra-premium dos smartphones, acima dos US$800. No segundo trimestre de 2020, essa faixa representava 19% do mercado total de smartphones, e no período mais recente a fatia cresceu para 36% — beneficiando, claro, a empresa que investe todos os seus recursos justamente no topo da cadeia de smartphones.

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Além disso, como já notamos ontem, a Maçã tem conseguido navegar muito melhor que suas concorrentes a crise dos chips — fruto de uma estratégia de planejamento extremamente cautelosa e do seu poder de mercado quase incomparável. A Samsung, como vimos, tem sofrido muito mais com a escassez das peças.

A sul-coreana, aliás, encolheu no segmento de smartphones premium, caindo de 22% para 17%. A Huawei também sofreu uma queda significativa, enquanto a Xiaomi e a OPPO cresceram ligeiramente — mas ainda muito longe, claro, de ameaçar a liderança da Maçã.

Vale notar, ainda, o Top 3 de fabricantes de smartphones premium nas diferentes regiões do planeta. A Apple lidera em todas as paradas, e a vice-liderança da Samsung é inexistente apenas na China — por lá, a Huawei e a OPPO completam a lista. Na América Latina, a Motorola conquistou a medalha de bronze.

via Mashable

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