O melhor pedaço da Maçã.
Desmonte do Mac Studio

Desmonte do Mac Studio mostra que upgrade de SSD é possível

A iFixit já colocou as mãos no Mac Studio para fazer o seu tradicional e aguardado teardown. Mas enquanto a firma de reparo não compartilha seus achados, já tem gente desmontando o novo desktop da Maçã.

Publicidade

O feito foi realizado pelo canal do YouTube Max Tech, e já adianto algo importante sobre o novo Mac: diferentemente do que a Apple avisou, você tem, sim, como fazer um upgrade nele após a compra.

YouTube video

Para isso, você precisa remover com bastante cuidado o anel de borracha que fica na parte inferior (na base), a fim de encontrar os quatro parafusos que permitem fazer a desmontagem da carcaça — na parte de cima, temos apenas uma estrutura unibody de alumínio sem nenhuma abertura.

Ao adentrar a máquina, a surpresa ficou por conta de um design o qual sugere ser possível fazer um upgrade de SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. por conta própria, já que o Mac Studio tem duas portas internas para o componente que são relativamente acessíveis. Podemos ver, também, que é possível mover o módulo de SSD de um slot para outro, reforçando essa ideia de que upgrades são possíveis.

Assim, uma pessoa poderia muito bem comprar o Mac Studio de 512GB (o mais “barato”) e, depois, comprar SSDs em lugares com preços mais acessíveis para aumentar a capacidade de armazenamento do desktop.

Publicidade

E isso é algo a ser realmente enfatizado, pois veja só o que a Apple fala na página de compra do Mac Studio:

Armazenamento do Mac Studio
Observação: não é possível alterar a capacidade de armazenamento do Mac Studio após a compra. Se você acha que vai precisar de mais armazenamento no futuro, escolha uma opção com mais capacidade no momento da compra.

Obviamente, essa possibilidade de upgrade se resume ao SSD. Não existe nenhuma chance de você aumentar a memória unificada (ela é soldada ao chip) ou mudar o processador (de M1 Max por M1 Ultra, por exemplo) após a compra do produto.

Publicidade

Ainda assim, como podemos ver no vídeo, não é uma coisa simples que qualquer um faz em casa, afinal é preciso desmontar muita coisa até conseguir chegar ao slot — então, de certo modo, a Apple não está errada em deixar tal aviso no site.

No mais, é claro, podemos ver o tamanho do M1 Ultra (o bicho não é nada pequeno!) e como é feita toda a organização dos componentes dentro do Mac Studio. Vale a pena dar uma espiada no vídeo.

Veremos, agora, o que a iFixit nos trará sobre o assunto.

dica do Felipe Arthur

Notas de rodapé

  • 1
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filmes da semana: compre “After – Depois do Desencontro”, de Anna Todd, além de vários outros títulos por R$9,90!

Próx. Post

Vintage e cool: será que o iPod está voltando à moda?

Posts Relacionados