Depois de anunciar que a App Store deixará de ser a maior loja de aplicativos móveis em agosto, a Distimo liberou ontem um relatório focado no Android Market que busca analisar o quão bem-sucedidos estariam sendo os desenvolvedores que decidiram abraçar a plataforma móvel do Google. Infelizmente, os resultados não foram muito animadores.
Os dois gráficos que ilustram este post mostram uma situação desoladora: mais de 50% dos apps gratuitos só foram baixados menos de 1.000 vezes [acima] e quase 80% dos pagos foram baixados menos de 100 vezes [abaixo]! Enquanto apenas dois apps pagos na história do Android Market conseguiram superar a marca de meio milhão de downloads, na App Store seis apps ultrapassaram esse número em dois meses.
Um dos motivos para esse cenário poderia ser a taxa de renovação de rankings nas lojas. Pelo que a Distimo apurou, na App Store as listas Top apresentam muito mais dinamismo — eles até foram recentemente reajustados. Por exemplo, ao longo de abril 94 apps estiveram entre os 10 mais comprados; no Android Market, foram apenas 26.
Esses resultados fazem a explosão do Android em market share parecer um fenômeno bem menos empolgante para desenvolvedores do que o Google e suas parceiras gostariam de admitir.
[via Fortune Tech]