Incrível! Depois de rejeitar oficial e publicamente o ultimato de três semanas dado pela Microsoft, o Yahoo! acaba de anunciar que iniciará testes por tempo limitado do Google AdSense em suas buscas, incorporando anúncios do Google nos resultados de buscas do próprio Yahoo!.
Por enquanto, os testes ficarão limitados ao tráfego do yahoo.com
nos Estados Unidos e não incluirão a rede estendida do Yahoo!, afiliados ou parceiros de publicações premium. A previsão é que o teste dure duas semanas e atinja cerca de 3% das requisições de buscas ao Yahoo!.
A iniciativa faz parte dos esforços do Yahoo! para explorar alternativas estratégicas que maximizem o valor da companhia para seus acionistas, incluindo experimentações com potenciais parceiros comerciais. A empresa deixou claro que este teste não significa que o Yahoo! entrará oficialmente no Google AdSense para Buscas, nem que qualquer parceria comercial com o Google será firmada. O Yahoo!, por enquanto, não comenta rumores sobre potenciais parcerias.
A Microsoft rapidamente publicou uma declaração se mostrando contra a iniciativa: “Qualquer acordo entre o Yahoo! e Google consolidaria mais de 90% do mercado de propaganda em buscas nas mãos do Google”, afirmou Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft. “Isso tornaria o mercado bem menos competitivo, um contraste gritante se comparado com a nossa própria proposta de aquisição do Yahoo!. Avaliaremos cuidadosamente todas as nossas opções”.