O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Gráfico de malwares, Trojan, vírus

Relatório mostra os tipos de malwares que atacam o macOS

Os Macs são bem famosos por não sofrerem ameaças de vírus como o seu principal concorrente, o Windows. Mesmo assim, todo cuidado é pouco — já que ele não está livre de malwares.

Publicidade

O relatório anual Global Threat Report, divulgado pela Elastic Security Labs, dá detalhes não só sobre a porcentagem de malwares que atacam os três principais sistemas operacionais do mercado (Windows, macOS e Linux) como também mostra de onde eles vieram.

Confira alguns dados encontrados! 👨‍💻

Windows segue sendo o sistema operacional mais atacado

Quanto à divisão de sistemas operacionais atacados, não era de esperar outra coisa: o Windows segue o que mais sofre com malwares: são 54,4%, contra 39,4% para o Linux e 6,2% para o macOS.

Publicidade

O tipo mais comum de malware que infecta computadores, segundo o estudo, são os do tipo Trojan. Logo em seguida, temos os criptomineradores e os do tipo ransomware. Completam a lista os packers, as backdoors e os de proxys.

Malwares encontrados no macOS

Voltando ao nosso foco no macOS, o estudo da Elastic Security Labs mostra que quase 50% dos ataques em Macs (47,2% para ser mais preciso) tiveram origem no MacKeeper, um software que é muito utilizado para eliminar o lixo eletrônico e bloquear os anúncios.

O problema é que ele acaba dando muitas permissões a partes do sistema operacional. Aqui no MacMagazine, já mostramos, por exemplo, que esse software deixou vulneráveis os dados de 13 milhões de usuários.

Além do MacKeeper, outros malwares que figuram na lista do estudo incluem o Xcsset, Adload, o Aobokeylogger, dentre outros.

Publicidade

O relatório completo, que inclui ainda algumas sugestões do que as empresas devem fazer em caso desses ataques, pode ser acessado aqui [PDF].

Portanto, todo cuidado é pouco! 😄

via Apple Word Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.2, iPadOS 16.2, macOS 13.1, watchOS 9.2 e tvOS 16.2 ganham terceiras betas

Próx. Post

Tela Sempre Ativa poderá ser personalizada no iOS 16.2

Posts Relacionados