O melhor pedaço da Maçã.

Apple vendeu mais celulares que a Samsung pela 1ª vez em 12 anos

A Apple ficou em primeiro lugar em número de unidades de smartphones vendidas em 2023, tomando o lugar que era até então da Samsung. Esta, vale notar, é a primeira vez que isso acontece desde 2010.

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A Maçã também foi, junto à Transsion, a única no Top 5 da IDC com um crescimento anual de aparelhos comercializados, apesar de o mercado ter registrado queda no ano passado em relação a 2022.

Foram mais de 1,1 bilhão de unidades vendidas em 2023 em todo o mundo. O número representa um decréscimo de 3,2%, de acordo com dados preliminares da IDC, e de 4% para a Canalys, em relação ao registrado em 2022. A Apple ficou em primeiro lugar, com 234,6 milhões de iPhones vendidos, ou 20,1% do total — 3,7% a mais que os 226,3 milhões de 2022.

Logo após a Apple vem a Samsung, com 226,6 milhões de unidades vendidas, o que representa uma participação de 19,4% no mercado. O número, porém, é 13,6% menor que o registrado em 2022. Em terceiro ficou a Xiaomi, com 145,9 milhões de smartphones comercializados, correspondentes a 12,5% do total, com uma queda de 4,7% em relação ao que foi visto no ano anterior.

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Ao observar os números de vendas referentes apenas ao quarto trimestre do ano passado, as estatísticas são um pouco diferentes, inclusive com um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2022 (embora os três primeiros do ano tenham ficado nas mesmas posições no último trimestre de 2023).

Com 80,5 milhões de aparelhos vendidos, a Apple obteve 24,7% de participação, registrando um crescimento de 11,6% em relação ao mesmo período de 2022.

Ambas as firmas de pesquisa destacaram a resiliência da Apple, bem como uma tendência crescente relativa a dispositivos premium graças a ofertas e ao posicionamento do iPhone 15. Com isso, a empresa conseguiu atingir mais consumidores.

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A IDC afirmou que a Maçã foi a “maior vencedora”, já que foi capaz de atingir o primeiro lugar entre as vendas, apesar do aumento no mercado de smartphones Android mais baratos. A gigante de Cupertino também foi a única entre as três maiores fabricantes a ter registrado crescimento anual de demanda, mesmo com a concorrência e de desafios regulatórios.

A Canalys lembrou, ainda, que a concorrência da Huawei na China deverá ser um desafio para que a Apple consiga manter a sua trajetória de crescimento no país, devendo a empresa fortalecer o seu ecossistema para tanto. A diversificação de aparelhos Android topos-de-linha com preços menores, para a IDC, além do crescimento da Apple, foi um fator importante para a queda da Samsung no ranking.

Recursos de inteligência artificial também representam uma tendência de consumo, devendo ser algo a ganhar tração neste ano, assim como aparelhos dobráveis. A expectativa para 2024 é a diminuição da pressão de estoques e da inflação, de modo a permitir que as fabricantes foquem em inovação e estratégias de longo prazo.


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