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Demonstrações do Vision Pro em Apple Stores durarão cerca de 25 minutos, diz Gurman

Apple Vision Pro

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, compartilhou ontem no seu boletim informativo “Power On” mais alguns detalhes sobre as demonstrações do Apple Vision Pro, que acontecerão em Apple Stores dos Estados Unidos a partir do dia 2 de fevereiro — justamente a data de lançamento do headset.

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Segundo ele, quem for até uma loja a partir desse dia para comprar um Vision Pro poderá passar, antes, por uma demonstração de 20-25 minutos de duração para se habituar com o dispositivo. Lojas maiores da Maçã, inclusive, estariam recebendo mais de uma dúzia de headsets apenas para dar conta dessas demonstrações — as quais serão realizadas por ordem de chegada a partir das 8h, vale notar.

Escolhendo o tamanho certo

Esse “test-drive”, ainda de acordo com as informações, começará com um funcionário da loja escaneando o rosto do cliente com uma ferramenta que lembra bastante o Face ID. Esse procedimento, como explicado anteriormente, ajudará a determinar o tamanho correto das alças, das almofadas e, por fim, do Light Seal — o qual, inclusive, virá em 25(!) tamanhos diferentes.

Caso a pessoa use óculos, a equipe da Apple Store poderá ainda escanear as lentes dele para determinar quais inserções óticas utilizar durante a demonstração, as quais serão instaladas por outro trabalhador na parte de trás da loja. Para isso, inclusive, cada loja contará com centenas de lentes em seus estoques para cobrir o maior número possível de receitas.

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Feito tudo isso, o cliente será ensinado a como interagir com a interface do Vision Pro, o que inclui a navegação com o olhar e os gestos com a mão para selecionar algum elemento. Depois disso, ele será instruído a utilizar a Fit Dial na alça principal para ajustar o encaixe e a Digital Crown para alternar entre os modos de realidade virtual e aumentada.

Antes de tudo começar para valer, porém, o usuário passará ainda por uma série de exercícios de calibração. É nessa hora que o brilho das telas do Vision Pro é ajustado e as mãos do usuário são escaneadas, por exemplo.

A demonstração

Com tudo devidamente encaixado a calibrado, a demonstração finalmente poderá começar. Primeiro, o cliente será levado ao app Fotos (Photos), onde poderá ver fotos estáticas, panoramas e, é claro, algumas fotos espaciais — um dos grandes chamarizes do headset juntamente com os vídeos espaciais.

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Depois disso, o funcionário mostrará como o Vision Pro poderá ser utilizado como uma espécie de substituto para um iPad ou Mac. É nessa hora que o usuário aprenderá, por exemplo, a posicionar múltiplas janelas na interface do visionOS e a rolar por páginas da web no Safari.

Essa parte da demonstração terminará com o usuário assistindo a alguns filmes 3D e clipes imersivos de animais, do oceano e de transmissões esportivas. Há também uma cena que fará o usuário se sentir em cima uma corda bamba.

A ideia, segundo Gurman, é que a demonstração não seja muito longa ou cansativa. O objetivo aqui, na verdade, seria justamente deixar o cliente com aquele “gostinho de quero mais” — coisa que, em alguns, casos, pode ser o empurrãozinho que faltava para alguém decidir abrir a carteira e levar um Vision Pro para casa.

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O dispositivo também virá cheio de apps de terceiros instalados durante essas apresentações, tudo com o objetivo dar ao usuário uma ideia do que mais é possível fazer com o produto.

A compra

Caso a pessoa decida adquirir um Vision Pro, o processo de compra será um pouco diferente do que o visto durante a apresentação.

Depois do escaneamento da cabeça do usuário, o funcionário da Apple Store irá embalar o headset com todos os acessórios em seus respectivos tamanhos. Também será possível, ressaltou Gurman, realizar a compra pela internet — o que também envolverá um escaneamento da cabeça do usuário, como comentamos aqui. A Apple, porém, irá encorajar ao máximo os seus clientes a irem até uma loja para provar o seu headset em pessoa.

Esse cuidado todo também será aplicado a reviewers, os quais precisarão participar de duas demonstrações presenciais com a Apple antes de receberem uma unidade para testes. Ao que tudo indica, a empresa tentará ao máximo controlar a percepção do público em relação ao seu próximo grande produto — pelo menos nessas primeiras semanas.

Mais alguns detalhes

Por fim, Gurman também compartilhou no X (ex-Twitter) mais alguns pormenores sobre o Vision Pro. Segundo ele, a variante do chip M2 que equipará o headset terá 8 núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e 10 núcleos de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.. Há também pelo menos mais um acessório do headset para ser apresentado no dia do seu lançamento.

Além disso, o teclado virtual do visionOS não funcionaria exatamente como um teclado tradicional, de modo que o usuário precisará escolher uma tecla por vez ao digitar. De acordo com o jornalista, um teclado físico (Bluetooth) será a melhor forma de digitar algo no dispositivo.

Por fim, dependendo do seu tamanho, cada loja da Apple contará com dois ou quatro headsets para exibição. Elas, inclusive, já começaram a instalar gabinetes perto das mesas dos produtos em seus showrooms para acomodar os acessórios do Vision Pro.


O Apple Vision Pro, vale lembrar, terá a sua pré-venda iniciada nesta sexta-feira (19/1), custando a partir de US$3.500, apenas nos EUA. Ele chegará às lojas oficialmente no dia 2 de fevereiro.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

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