O melhor pedaço da Maçã.
Sergei Elagin / Shutterstock.com
Arame farpado na frente do logo do Telegram

Apple remove Telegram da App Store no Brasil a pedido da Justiça

Como informamos nesta semana, a Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão do Telegram no Brasil após o mensageiro não fornecer determinadas informações sobre integrantes e administradores de um grupo com conteúdo neonazista — o que foi somado à aplicação de uma multa diária de R$1 milhão.

Publicidade

Ainda que a suspensão do serviço esteja em vigor desde ontem pela manhã (para alguns, com início na madrugada), até então usuários no Brasil poderiam baixar o Telegram pelas lojas de aplicativos da Apple e do Google sem problemas — e possivelmente usar uma VPN para fazer uso do aplicativo. Agora não mais, porém.

Conforme notado pelo leitor Lucas Pedrosa, a Apple removeu o Telegram da App Store brasileira, de modo que usuários que nunca fizeram o download o aplicativo não podem mais baixá-lo agora — nem é possível vê-lo listado. Curiosamente, a versão desktop do app continua (pelo menos por enquanto) disponível na Mac App Store.

Usuários que já fizeram o download do mensageiro antes da remoção ainda conseguem baixá-lo novamente por meio do histórico de compras do ID Apple na App Store, porém.

Como também notado pelo Lucas, até o momento o Google disponibiliza o Telegram na sua loja de aplicativos, mas pode ser uma questão de tempo até isso mudar.

Como informamos, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Telegram, Pavel Durov, soltou, na tarde de ontem, uma declaração sobre o bloqueio do mensageiro no Brasil. Em sua fala, o executivo disse que a empresa iria apelar da decisão e apontou que os dados solicitados pela Justiça brasileira “são tecnologicamente impossíveis de se obter”, sugerindo indiretamente a inviabilidade de manter o mensageiro em terras tupiniquins nessas circunstâncias.

Resta-nos, é claro, continuar de olho nos próximos desdobramentos.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisadores desenvolvem interfaces com relevo para telas

Próx. Post

Estreia no Apple TV+: primeira temporada de “Rã e Sapo”

Posts Relacionados