O melhor pedaço da Maçã.
Mac App Store

Desenvolvedores continuam receosos em relação à Mac App Store

O Setapp, serviço de assinatura de aplicativos para Mac, divulgou o resultado da sua pesquisa anual de satisfação de desenvolvedores em relação à Mac App Store e, naturalmente, em relação ao seu próprio serviço. Neste ano, cerca de 814 desenvolvedores responderam a pesquisa — mais do que o número de respostas obtidas em 2016 e 2017.

Publicidade
Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Comparando os resultados divulgados no ano passado com os deste ano, o número de desenvolvedores que escolheram distribuir seus aplicativos exclusivamente pela Mac App Store diminuiu uma casa e chegou a 22%. O número de softwares vendidos tanto na Mac App Store quanto fora dela também caiu 1%, porém, continua como a forma de distribuição mais usada. Por consequência, a quantidade de desenvolvedores que optaram por vender seus aplicativos fora da loja da Maçã aumentou; no ano passado eram 30%, neste ano são 32%.

Os desenvolvedores continuam faturando mais fora da Mac App Store do que na loja da Apple — como era de se esperar, já que a empresa retém 30% do valor do aplicativo. Este ano, 41% deles disseram que a receita com as vendas foram melhores na Mac App Store, contra 44% no ano passado.

De acordo com dados do Setapp, a chance de os desenvolvedores recomendarem a Mac App Store vem oscilando desde 2016, quando a taxa foi de -23NPS1Net promoter score. (a avaliação varia entre -100 e 100); em 2017, a insatisfação aumentou (-34NPS) e, neste ano, voltou a diminuir (-19NPS).

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Outro dado positivo para o lado da Apple é a satisfação dos desenvolvedores com a Mac App Store e a taxa abocanhada pela companhia por venda. Nesse sentido, em 2016, 62% acreditavam que não compensava repassar 30% do valor do app para vender seus aplicativos na Mac App Store; em 2017, esse número aumentou para 69%. Agora, mais de 50% dos desenvolvedores entrevistados estão, de certa forma, confortáveis com essa cobrança.

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Em uma outra virada de mesa, o número de desenvolvedores que avaliaram o sandboxing como um dos motivos para não distribuir seus aplicativos na Mac App Store caiu de 71%, no ano passado, para apenas 7% neste ano! No geral, as duas principais razões para não trabalhar com a Mac App Store incluiram o processo de revisão de apps pela equipa da Apple e, novamente, a taxa abocanhada pela empresa sobre o valor do software.

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Assim como no ano passado, 20% dos desenvolvedores decidiram adotar o modelo de assinatura para seus aplicativos; desses, 81% disseram que essa mudança teve um impacto positivo no faturamento e 65% afirmaram que a base de clientes cresceu mais ativamente. Não surpreendentemente, a maioria dos desenvolvedores (76%) usa e recomenda esse modelo de pagamento.

Publicidade

Com o macOS Mojave, disponibilizado no fim do mês passado, a Apple apresentou uma nova interface da Mac App Store, que agora está mais parecida com a versão da loja de aplicativos para iOS. Veremos, portanto, como serão os resultados do próximo ano e como os desenvolvedores, bem como os próprios usuários, vão opinar sobre a loja de aplicativos da Maçã.

Publicidade

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Net promoter score.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: PlantSnap, Reigns, Osmos e mais!

Próx. Post

Reviva a era do autorama com o jogo brasileiro Vector Race: Toy Car Track

Posts Relacionados