O melhor pedaço da Maçã.

Apple patenteia detecção de queda para iPhone dobrável

Mockup de iPhone dobrável

Que a Apple está trabalhando há vários anos em algum dispositivo dobrável — seja um iPhone, um iPad ou um Mac —, não é novidade. De fato, já existem diversos rumores e inúmeras patentes que apontam para a possibilidade, e uma nova invenção concedida à companhia caminha nesse sentido.

Publicidade

Mais precisamente, uma nova patente indica que a Apple está trabalhando em uma tecnologia para permitir que iPhones ou iPads com telas dobráveis detectem quedas e dobrem imediatamente para minimizar os danos.

A patente, denominada “Self-Retracting Display Device And Techniques For Protecting Screen Using Drop Detection” (“Dispositivo de Exibição Autorretrátil e Técnicas para Proteger a Tela Usando Detecção de Queda”, na tradução direta), descreve maneiras que a tela pode se soltar ou dobrar de forma que fique protegida nessas situações.

Dispositivos móveis com telas dobráveis e flexíveis podem usar um sensor para detectar aceleração vertical (por exemplo, aceleração em relação ao solo) para determinar se o dispositivo móvel caiu. Se o sensor detectar que o dispositivo móvel caiu, o dispositivo dobrável pode se retrair pelo menos parcialmente para proteger a frágil tela de bater no chão.

A mecânica é muito parecida com uma outra patente registrada há quase uma década pela companhia, na qual previa-se o uso combinado de dados do giroscópio, do acelerômetro e do GPS para identificar uma queda e evitar que componentes mais delicados (como a tela ou a câmera) colidissem diretamente com o chão.

Publicidade

No caso da patente mais recente, existem duas opções: a retração ou a liberação da tela. Essa proposta caberia claramente em um iPad ou iPhone dobrável — já que haveria duas partes conectadas por uma dobradiça.

O processo pode incluir a ativação de um mecanismo de liberação para uma conexão articulada entre um primeiro monitor e um segundo monitor do dispositivo eletrônico quando a aceleração vertical excede um limite predeterminado. […] Um dispositivo dobrável pode retrair a tela se os limites de aceleração predeterminados forem excedidos. Mesmo dobrar a tela para um ângulo menor que 180 graus pode oferecer alguma proteção, porque as bordas do dispositivo móvel podem ser atingidas em vez da própria tela.

Tudo depende, é claro, da rapidez com que o aparelho consegue registrar uma queda — e, ainda, de quão alto ele caiu. Portanto, uma proteção *total* contra quedas parece improvável, mas já é de grande valor para dispositivos dobráveis, os quais possuem elementos de maior fragilidade.

Vale notar que ambos os autores da invenção, Hoon Sik Kim e Michael B. Wittenberg, já trabalharam em outras tecnologias patenteadas pelas Maçã para dispositivos dobráveis, incluindo o uso de dobradiças com engrenagens.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp agora permite extrair textos de imagens no iOS

Próx. Post

Ofertas: MacBooks Pro de 13″ com 25% de desconto

Posts Relacionados