O melhor pedaço da Maçã.

Cider, o Rosetta dos Games

Na última WWDC, Steve Jobs trouxe a notícia de que a EA estava trazendo seus últimos lançamentos para a plataforma Mac. Como ela está fazendo isto? Através de uma tecnologia chamada Cider, da Transgaming Technologies.

Publicidade

O que é Cider?
Cider é uma tecnologia desenvolvida pela Transgaming na qual tem como pai o WINE e como irmão o Cedega. A Cider compartilha muito de ser código com a Cedega que é o irmão mais velho do Cider para o Linux. Tanto o Cedega quanto o Cider são desenvolvidos para que sistemas como o Linux e o Mac OS X possam rodar jogos da plataforma Windows quase sem perda de desempenho.

Como essas tecnologias funcionam?
Segundo o site da Transgaming, o Cider é uma engine que possibilita que o Mac OS possa rodar um jogo de Windows sem haver nenhuma alteração no código fonte. Ela trabalha diretamente carregando o jogo do Windows na memória do Mactel, linkando esse código à uma versão otimizada das APIs Win32 do Windows. Com isso, o Cider consegue traduzir o código do Windows de forma que o Mac OS consiga entender.

Publicidade

Através dessa tecnologia, os desenvolvedores conseguem “portar” um jogo para a plataforma Mac sem muito esforço, sem alterar nenhuma linha do código fonte, tornando a portabilidade de jogos para Mac muito mais viável economicamente.

Abaixo segue um vídeo em que são mostrados vários jogos portados através da tecnologia Cider oficialmente e extra-oficialmente:

É impressionante a capacidade do Cider!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple, do fracasso ao sucesso em 10 anos

Próx. Post

Flickr ganha novo uploader via web

Posts Relacionados