É, meus amigos. O fatídico dia chegou.
Quando a Apple lançou os MacBooks Pro mais recentes, em 2018, vimos que eles traziam a terceira geração do teclado com o mecanismo borboleta. As primeiras duas gerações desse “novo” teclado foram um tanto questionadas — um pouco pelo design das teclas em si (que ficaram mais baixas e geraram estranheza para alguns) e muito pelo fato de ele simplesmente parar de funcionar quando algum tipo de sujeira (incluindo aquelas imperceptíveis) entravam debaixo das teclas. A sugestão de limpeza da Apple, de tão “esquisita” que é, chegou até a gerar memes — e o resultado dessa falha de projeto não poderia ser outro: processos.
Não teve para onde correr: a Apple se viu obrigada a abrir um programa de reparo (o famoso recall) para trocar essas peças problemáticas. Quase que paralelamente, uma nova geração do MacBook Pro chegou, equipada com a supracitada terceira geração desse novo teclado; pouco tempo depois, foi a vez do novo MacBook Air.
O grande diferencial desse novo teclado é a presença de uma película de proteção abaixo das teclas a qual impede que se acumule qualquer tipo de sujeira/resíduo ali. O problema é que, mesmo com ela, a iFixit já havia nos mostrado que algumas sujeiras conseguem transpassar a nova barreira — o que, na prática, causaria exatamente os mesmos transtornos de antes. Dito e feito!
Joanna Stern, jornalista do Wall Street Journal, está enfrentando problemas no seu MacBook Air. E ela não está sozinha: Gavin Sheridan, que também tem um MacBook Air, percebeu que apenas duas semanas após a compra do produto as teclas E
, R
, W
e T
começaram a aparecer duas vezes quanto ele as pressionava; Joshua Johnson passa por algo parecido com o seu MacBook Pro (1 em cada 7 vezes que ele pressiona a tecla T
, o resultado é um T
duplo).
“Estamos cientes que um pequeno número de usuários está tendo problemas com o teclado borboleta de terceira geração e, por isso, pedimos desculpas”, disse um porta-voz da Apple em um comunicado dado ao WSJ. “A grande maioria dos clientes de notebooks Mac está tendo uma experiência positiva com o novo teclado. Se você tiver algum problema, entre em contato com o serviço ao cliente da Apple.”
Como Stern disse, o pedido de desculpas é válido, mas a Apple precisa tomar uma atitude e acabar com esse problema de uma vez por todas. Essa terrível experiência está acontecendo com pessoas que gastaram US$1.200 ou mais; após três tentativas da Apple de resolver o design do teclado (sem sucesso); ou seja, nas palavras de Stern, “é hora de parar de priorizar a espessura em vez de usabilidade. É hora de libertar o teclado borboleta. Deixe ele voar… para bem, bem longe”.
Enquanto isso não acontece, você tem algumas possibilidades:
- Levar o teclado problemático a uma loja da Apple ou a um Centro de Serviço Autorizado Apple.
- Usar o Unshaky, software criado por Xinhong Sam Liu, um estudante de 25 anos que ficou
p***insatisfeito com as teclas duplicadas (principalmente oW
); o app detecta quando uma letra duplicada é digitada (com milissegundos) e apaga essa segunda digitação de forma automática — ele garantiu ao jornal que nenhuma informação do usuário está sendo coletada, nem mesmo as teclas digitadas. - Tentar limpar, seguindo as instruções mirabolantes da Apple.
- Usar um teclado externo até resolver o problema de uma vez por todas.
- Se você for RICO, comprar outro notebook — e se for Apple, torcer para o problema não se manifestar.
É, boa sorte aos que estão passando por isso… 😢