O melhor pedaço da Maçã.
Postmodern Studio / Shutterstock.com
Insight Timer na App Store

Apple força app Insight Timer a cobrar taxa sobre gorjetas de usuários

A Apple bloqueou novas atualizações do famoso aplicativo de meditação Insight Timer após os desenvolvedores se recusarem a coletar uma taxa de 30% pelas gorjetas enviadas por usuários aos professores durante transmissões ao vivo na plataforma. Sem saída, o app atenderá às exigências da Maçã após uma série de tentativas de atualização malsucedidas na App Store.

Publicidade

As gorjetas no Insight Timer foram liberadas há poucos meses, especialmente depois que a Apple afrouxou as regras das Diretrizes de Análise da App Store sobre doações em aplicativos. Christopher Plowman, CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, disse ao TechCrunch que a Apple aprovou o lançamento do recurso na época, mas que agora simplesmente mudou de ideia.

Ao citar as Diretrizes de Análise da App Store, Plowman se refere ao sétimo ponto da seção 3.2.1 do documento [PDF], a qual destaca que apps “podem permitir que usuários enviem um presente em dinheiro para outra pessoa sem precisar comprar dentro do app”, desde que “o presente seja uma escolha totalmente opcional do doador” e que “100% dos fundos sejam para o destinatário do presente”.

O problema é que a Apple passou a considerar as doações do Insight Timer como estando conectadas ou associadas ao recebimento de um serviço ou conteúdo digital. Nesses casos, as diretrizes da empresa exigem que os desenvolvedores devam usar o recurso de compra dentro do app para coletar os presentes, resultando na cobrança da conhecida taxa da App Store.

Publicidade

Após permitir nada menos que 47 atualizações do Insight Timer considerando o recurso de doações como “presentes”, a Apple simplesmente passou a entender que, como as gorjetas não são enviadas individualmente na página de perfil dos professores e envolvem uma espécie de conferência com pelo menos duas pessoas, elas são, na verdade, um “conteúdo digital”.

Plowman acredita que a Maçã está equivocada nessa cobrança, assim como considera que seria injusto caso fosse cobrada uma comissão de motoristas por viagens da Uber ou de donos de estabelecimentos do Airbnb. É um dinheiro que vai exclusivamente para os professores, visto que o Insight Timer sobrevive apenas das assinaturas (que já rendem à Apple 30% de tudo o que é faturado).

Em uma publicação no LinkedIn, Plowman destacou que meses de negociações não foram suficientes para mudar a ideia da Apple sobre o assunto e que ela simplesmente bloqueou o Insight Timer de enviar novas atualizações à App Store.

Hoje, o Insight Timer não pode mais operar seus negócios normalmente. Não podemos mais lançar novos recursos. Não podemos mais melhorar nossos serviços. E nossa capacidade de arrecadar financiamento está em risco.

Discordando veementemente da classificação ampla de “conteúdo digital” da empresa, ele afirmou que o Insight Timer acabou cedendo à pressão nesta manhã: “Ou cumprimos as demandas da Apple ou o Insight Timer morrerá. Estas são as nossas duas opções”, declarou.


Ícone do app Insight Timer - Meditação
Insight Timer - Meditação de Insight Network Inc
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 18.2.1 (247 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como formatar uma mensagem (lista, itálico, negrito, etc.) no WhatsApp

Próx. Post

Trilheiro é resgatado graças ao SOS de Emergência via satélite do iPhone

Posts Relacionados