O melhor pedaço da Maçã.

Vision Pro não permite alterar ícones na tela de Início ou adicionar web apps

Apps no Vision Pro

As primeiras análises do Apple Vision Pro — por jornalistas e criadores de conteúdo que receberam o headset com antecedência para testes — estão sendo divulgadas hoje. Com isso, estão pipocando mais detalhes sobre o dispositivo, principalmente quanto ao seu uso no cotidiano.

Publicidade

Um desses detalhes é uma limitação intrigante: não é possível reorganizar os aplicativos na tela de Início do visionOS. Como destacado pelo 9to5Mac, ao menos na versão inicial do sistema, os apps têm uma ordem e posição fixas, que não podem ser ajustadas.

Os apps são mostrados em uma grade com 13 ícones cada, podendo-se navegar entre elas com um movimento de arrastar a mão. Na primeira, são exibidos os apps da Apple: TV, Música (Music), Atenção Plena (Mindfulness), Ajustes (Settings), Freeform, Safari, Fotos (Photos), Notas (Notes), App Store, Mail, Mensagens (Messages) e Keynote. Há também uma pasta de “Apps Compatíveis”, com os apps feitos para iPadOS instalados no headset.

A partir da segunda página, são mostrados os apps instalados de terceiros otimizados/nativos do visionOS. Eles são organizados em ordem alfabética e, como dito, a organização não pode ser modificada. Tampouco é possível criar pastas além da de Apps Compatíveis, que é adicionada pelo sistema de forma automática.

Web apps

Além disso, até o momento também não há a possibilidade de adicionar atalhos de sites à tela de Início pelo Safari — diferentemente do iOS/iPadOS — como visto pelo desenvolvedor Steve Moser.

Publicidade

Ou seja, no caso de web apps, não é possível inserir os seus ícones da tela de Início, devendo sempre acessá-los diretamente no Safari. O headset tampouco conta com suporte a Progressive Web Apps (PWAs), de modo que recursos como notificações push de sites não estão disponíveis.

A notícia é especialmente negativa ao lembrarmos que só será possível acessar serviços como SpotifyYouTube e Netflix pela web — uma vez que eles não anunciaram, a princípio, apps para o visionOS. Não há, pois, uma forma sequer de adicionar o ícone para os sites, sendo necessário mantê-los abertos no Safari ou acessar as páginas sempre que desejado.

Publicidade

A menos que haja limitações específicas, é bastante provável que, em atualizações futuras, esses recursos sejam adicionados — a exemplo do que foi feito no iPhone OS 1.1.3, quando passou a ser possível editar os ícones da tela de Início do iPhone — especialmente por serem importantes para garantir uma experiência mais completa para os usuários do Vision Pro.

A tendência é que o sistema evolua rapidamente e a passos largos.


Comprar Apple Vision Pro de Apple 🇺🇸 Preço: a partir de US$3.499
Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera nova atualização de firmware para os AirPods Max

Próx. Post

Promoções na App Store: Backyard Boogie, Text Workflow – Convert Text, More Disk Space e mais!

Posts Relacionados