Já falamos bastante aqui sobre a situação dos Macs no mercado global de computadores pessoais — os números da Canalys, da Gartner e da IDC contaram histórias parecidas, mas com algumas variações. Pois hoje, a Strategy Analytics chegou para depositar seus dois centavos no assunto e deixar o cenário mais colorido.
A empresa fez um levantamento das vendas de computadores portáteis ao redor do mundo e, assim como as demais firmas de análise, colocou a Maçã em quarto lugar no segmento. Foram, segundo as estimativas da Strategy Analytics, 6 milhões de MacBooks vendidos no terceiro trimestre de 2020, um salto de 39% em relação aos 4,3 milhões comercializados no mesmo período do ano passado.
Confirmando as expectativas, a HP viu um crescimento anual de 43%, ultrapassou a Lenovo por uma pequena margem e reconquistou a liderança do segmento (após anos girando entre o segundo e o terceiro lugares), com 14,7 milhões de portáteis vendidos. A Dell completou o pódio, com 8,5 milhões, e a Acer veio logo depois da Apple, com 4,9 milhões.
No geral, todo o segmento de computadores portáteis viu crescimentos bem apetitosos: o mercado deu um saldo de 34% e vendeu 62,2 milhões de dispositivos no terceiro trimestre — alta atribuída principalmente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e à necessidade dos usuários de novas máquinas para trabalho e estudo remoto.
Em termos de fatia de mercado, a Apple está com 9,7% do segmento (uma pequena alta em relação aos 9,3% do ano anterior); HP e Lenovo dominam as paradas, com quase 1/4 do mercado cada uma. O mais notável disso tudo é que os números só não são maiores porque, de acordo com a Strategy Analytics, as fabricantes não conseguiram atender à demanda global por laptops — basta ver a declaração do analista Chirag Upadhyay:
O terceiro trimestre teria sido ainda mais produtivo para algumas empresas se elas conseguissem entregar mais dispositivos para atender à alta demanda. Os estoques continuarão sendo uma preocupação importante, já que a expectativa é que a demanda permaneça alta: os consumidores começaram a fazer suas compras antes do período natalino, se preparando para o “novo normal” de trabalhar e estudar em casa.
Em termos de sistemas operacionais, o Chrome OS viu um disparo na sua fatia de mercado e isolou-se na segunda posição, relegando o macOS à medalha de bronze — mais um fenômeno atribuído à pandemia da COVID-19, já que os Chromebooks são muito populares entre estudantes e professores.
Muito bem, então. Vamos ver, agora, como a Apple lidará com o seu “novo normal” — do chip M1 e seus sucessores, e a capacidade de produzir computadores com mais rapidez. Será que a Maçã tem força para subir nessa disputada lista?
via MacRumors