O melhor pedaço da Maçã.

Bug no iPhone permite a visualização de fotos que já foram tiradas, mesmo com a tela do aparelho bloqueada

Câmera do iPhone com a tela bloqueada

No iOS 5, a Apple implementou um recurso que agradou a muitos: a possibilidade de tirar fotos rapidamente através da tela bloqueada do iPhone. A finalidade disto é fazer com que o usuário não perca tempo desbloqueado o aparelho, possivelmente desperdiçando *aquele* momento em que a foto deveria ter sido tirada. Por questões de segurança (e privacidade), fotos previamente tiradas não podem ser visualizadas, já que uma outra pessoa pode estar manuseando o aparelho nessa hora.

Publicidade
Câmera do iPhone com a tela bloqueadaCâmera do iPhone com a tela bloqueada

Mas o consultor técnico Ade Barkah descobriu uma falha nesse sistema. Curioso para descobrir como a Apple faz para proteger as tais fotos que já foram tiradas, ele acabou apurando que tudo não passa de um filtro baseado nos horários em que as fotos são captadas. Por exemplo: eu tirei algumas fotos das ondas na praia do Leblon, no Rio de Janeiro, hoje às 9 horas da manhã. Se alguém pegar o meu iPhone e tentar visualizar essas fotos agora, através do acesso rápido à câmera (tela de bloqueio), não conseguirá. Mas se por acaso o meu iPhone “voltar no tempo” (antes das 9h do dia de hoje), a pessoa terá acesso a essas fotos.

Não se trata de uma falha grave, já que ninguém vai fazer isso propositalmente no seu aparelho — se a pessoa tiver acesso às configurações do iPhone, é porque ele está desbloqueado, então é melhor ir direto para o app Fotos (Photos) do que fazer toda essa gambiarra. Contudo, existem casos em que o aparelho muda o relógio automaticamente (se esta opção estiver marcada) como por exemplo, uma viagem para um país com fuso horário diferente. Isso, sim, poderia fazer com que as algumas fotos pudessem ser visualizadas sem a “autorização” do usuário.

Independentemente da gravidade da falha, é bom a Apple abrir o olho e corrigir o problema — quem sabe adicionando outro tipo de filtro, ou até mesmo modificando-o, já que uma simples mudança de dia/hora não deveria alterar a segurança/privacidade de um aparelho.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica do dia: como criar assinaturas com imagens, ou até mesmo em HTML, para serem usadas no Mail

Próx. Post

Rumor: Apple estaria interessada nos direitos de transmissão da English Premier League

Posts Relacionados