O melhor pedaço da Maçã.

Halide 2.12 zera atraso do obturador e traz novidades focadas no iOS 17

A chegada do iOS 17 abriu a porteira para uma série de atualizações de aplicativos que se aproveitaram das novidades do sistema para implementar novos recursos e melhorias. Um deles foi o Halide, famoso app de fotografia para iPhones, que chegou à sua versão 2.12.

Publicidade

A primeira novidade da vez é o recurso Zero Shutter Lag (algo como “Atraso Zero do Obturador”). Exclusivo do iOS 17, ele faz com que o iPhone comece a capturar imagens automaticamente assim que o usuário inicia uma sessão no Halide, salvando-as temporariamente na memória.

Assim, o app consegue saber exatamente qual imagem o sensor da câmera estava capturando na hora em que o usuário tocou no obturador, evitando resultados destoantes do que foi visto no visor da câmera anteriormente. Essa diferença (de milésimos de segundo) entre o input do usuário e a captura da imagem pode muito bem arruinar todo um clique.

Os desenvolvedores do app, entretanto, destacam que o ZSL não funciona com fotos tiradas com uma configuração de exposição manual (velocidade do obturador e ISO). Imagens capturadas com o flash também não serão contempladas por esse truque, já que, para isso funcionar, a luz teria que ficar acesa o tempo todo.

Há também uma nova opção nos ajustes do app chamada “Prioritize Responsiveness” (algo como “Priorizar Responsividade”), a qual diminui o processamento das imagens caso o usuário comece a capturar várias em sequência. Assim, você consegue capturar várias fotos em sequência sem sacrificar tanto tecnologias como o Deep Fusion e o Smart HDR1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico..

Vale notar que, desde 2019, o Halide tem uma outra opção muito parecida chamada simplesmente de “Smart Processing” (“Processamento Inteligente”), a qual desativa por completo esse tipo de processamento caso o usuário comece a tirar várias fotos uma atrás da outra para não sobrecarregar o dispositivo. Normalmente, o iPhone apenas impediria o usuário de capturar novas imagens até que as fotos anteriores fossem processadas.

Mais uma novidade: desde 2020, para fotos com HDR, o iPhone tem sido capaz de armazenar informações de brilho extras nas próprias fotos. Entretanto, desenvolvedores de apps não tinham como mostrar as partes de uma foto em HDR nos seus apps. Com o iOS 17, isso mudou.

O Halide, é claro, se aproveitou dessa mudança. Porém, para não arruinar o visual de uma foto com um HDR exagerado, o app só mostra as fotos com esse brilho extra no visor completo e não na visualização de thumbnail.

Além desses recursos todos, a nova versão do Halide também inclui as tradicionais correções de bugs e melhorias de performance. Os desenvolvedores disseram, ainda, que estão testando um recurso chamado “Deferred Processing” (algo como “Processamento Diferido”), o qual permite que o iOS 17 salve uma imagem “pela metade” e termine o seu processamento depois. Essa novidade, contudo, ainda não tem data para chegar.


Ícone do app Halide Mark II - Pro Camera
Halide Mark II - Pro Camera de Lux Optics Incorporated
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2.14.4 (27 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LG renova oferta para donos de smart TVs com 3 meses grátis do Apple TV+

Próx. Post

Widgetsmith 5.0 incorpora widgets interativos e “resgata” o iPod classic

Posts Relacionados