O melhor pedaço da Maçã.

Apple Watch pode detectar COVID-19 antes de sintomas surgirem

raditya / Shutterstock.com
Mexendo no Apple Watch

Dois novos estudos destacados pela CBS News mostram que o Apple Watch (entre outros smartwatches) pode ajudar a detectar o novo Coronavírus (COVID-19) antes mesmo de os sintomas surgirem.

Publicidade

As análises, realizadas separadamente pelo Mount Sinai Health System [PDF] e pela Universidade Stanford, apontam que esses dispositivos podem ajudar a “desempenhar um papel vital no combate à pandemia e outras doenças transmissíveis”.

Mount Sinai

Mais especificamente, a pesquisa realizada pelo Mount Sinai descobriu que o Apple Watch é capaz de detectar “mudanças sutis nos batimentos cardíacos de um indivíduo” até sete dias antes do início dos sintomas da COVID-19 ou de um teste positivo para a doença.

O estudo analisou a variabilidade da frequência cardíaca (a variação no tempo entre os batimentos cardíacos) — a qual, segundo os pesquisadores, é uma boa medida para verificar como o sistema imunológico de uma pessoa está funcionando.

Publicidade

Já sabíamos que os marcadores de variabilidade da frequência cardíaca mudam conforme a inflamação se desenvolve no corpo, e a COVID-19 é uma doença incrivelmente inflamatória. Isso nos permite prever que as pessoas estão infectadas antes que percebam.

No caso da COVID-19, os indivíduos infectados apresentaram menor variabilidade da frequência cardíaca em comparação com aqueles com teste negativo. O estudo acompanhou 300 profissionais de saúde por aproximadamente cinco meses.

Universidade Stanford

Enquanto isso, o estudo da Universidade Stanford — cujos resultados foram divulgados em novembro passado — também analisou dados de rastreadores de atividades da Garmin e da Fitbit, além do Apple Watch.

De acordo com a pesquisa, esses dispositivos “podem indicar mudanças na frequência cardíaca em repouso até nove dias e meio antes do início dos sintomas” em pacientes positivos para a COVID-19.

Publicidade

Segundo os pesquisadores, uma das principais vantagens dos smartwatches ou rastreadores de atividades é que eles podem ser usados constantemente ao longo do dia. Isso ajuda, de acordo com eles, a “eliminar algumas das desvantagens do teste padrão da COVID-19”:

O problema [com os testes para COVID-19] é que você não pode fazer isso nas pessoas o tempo todo, enquanto esses dispositivos medem você 24 horas por dia, 7 dias por semana. O smartwatch entrega os dados imediatamente, em tempo real — e se você tiver sorte, receberá o seu teste em alguns dias.

A equipe também desenvolveu um sistema de alarme que alerta um usuário se sua frequência cardíaca estiver alta por um longo período — indicando uma possível atividade do organismo para combater uma infecção.

Vale notar que a Apple não financiou ou participou de nenhum desses estudos, embora tenha destacado o primeiro durante o evento especial de apresentação dos Apple Watches Series 6 e SE.

Apple Watch Series 7
Comprar Apple Watch SE de Apple Preço à vista: a partir de R$3.059,10
Preço parcelado: a partir de R$3.399,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estende recall de MacBooks Pro de 13″ com problema na luz de fundo

Próx. Post

JingOS é uma distro de Linux totalmente “inspirada” no iPadOS

Posts Relacionados