O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá bloquear apps para iOS não autorizados em Macs com M1

Nós informamos hoje que a Apple liberou a segunda versão beta do macOS Big Sur 11.2 para desenvolvedores, e ela veio com uma mudança significativa. Antes, uma breve explicação.

Publicidade

Quem tem hoje um Mac equipado com o chip M1 consegue rodar aplicativos criados para iPhones e iPads numa boa no computador — isso porque, agora, os apps para smartphones, tablets e desktops/notebooks da Maçã estão rodando sob uma mesma arquitetura.

Apps para iOS rodando no macOS
Macs rodando apps para iOS | 📷 iDownloadBlog

Desenvolvedores de apps móveis podem optar por distribuir seus aplicativos na Mac App Store ou não; contudo, há uma forma de você rodar apps para iOS/iPadOS no macOS mesmo se o desenvolvedor não tiver marcado (no caso, desmarcado, já que ela é ativada por padrão) a opção de oferecer a sua criação também para o sistema operacional de computadores. Só que no macOS 11.2 isso tem tudo para mudar.

O 9to5Mac vasculhou os códigos da nova versão beta do macOS e descobriu que a Apple está implementando um novo sistema o qual poderá bloqueará a execução desses apps que desenvolvedores optaram por não oferecer no Mac.

A parte do código em questão está relacionado às APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. que gerenciam as proteções DRM2Digital rights management, ou gestão de direitos digitais. do sistema operacional. Por enquanto esse bloqueio ainda não está ativado, mas a Apple tem tudo para virar essa chave ao lançar o macOS 11.2.

Ou seja: se você tem um Mac M1, aproveite enquanto pode — ou pressione a empresa/o desenvolvedor em questão para deixar marcada a opção de distribuir o app também na Mac App Store, de forma oficial.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.
  • 2
    Digital rights management, ou gestão de direitos digitais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cartões de transporte de Paris ganham recarga pelo iPhone

Próx. Post

Novo dock Thunderbolt da CalDigit recarrega Macs a até 94W

Posts Relacionados