O melhor pedaço da Maçã.

Autodesk anuncia nova versão do Maya

Imagem do filme “Tá dando onda”

Muitos pensaram que, depois da compra da Alias por parte da Autodesk, o Maya 3D fosse acabar para dar lugar única e exclusivamente ao 3D Studio, agora chamado Autodesk 3ds Max. Contudo, a empresa de software mundialmente conhecida por seu principal produto para arquitetura anunciou uma nova versão do programa da finada Alias Wavefront: Maya 2009.

Publicidade
Imagem do filme "Tá dando onda"
Imagem do filme "Tá dando onda", feito com Maya

As características incluem, entre outras:

  • os Maya Assets, que permitem organizar e referenciar melhor dados complexos, combinar nós em um conjunto para que sejam vistos e tratados como objeto único na hora de configurar seus atributos;
  • um Render Proxy para o mental ray, que aumenta a velocidade de renderização carregando apenas os dados necessários já pré-processados;
  • além do Maya Muscle, para desenhos e animações avançados de pele e músculos, com reações mais fictícias na representação de movimentos.

O programa terá versões em 32 e 64 bits para Windows XP Professional SP2, Windows Vista Business ou superior e algumas versões de Linux, e para Mac OS X, apenas a de 32-bits estará disponível, pedindo pelo menos a atualização 10.5.2 do Leopard. É possível ver os requisitos completos de instalação aqui.

Publicidade

Segundo o MacNN, espera-se para outubro a chegada do novo programa, com preços variando entre US$1.995 na versão Maya Complete 2009, e US$4.995 para a Maya Unlimited 2009. Também estarão disponíveis atualizações da versão 2008, a preços mais acessíveis.

Quem não tiver tanto dinheiro para investir nesse que é um dos melhores programas de 3D do mercado, pode ir atrás da Personal Learning Edition. É uma versão completamente funcional, apenas com o incômodo banner de “Learning Edition” aparecendo por trás dos renders. Outro inconveniente é que os arquivos de projeto criados no Maya PLE não abrem (ou pelo menos não abriam) nas versões pagas do software. Mas é perfeito para quem quer aprender e não pode gastar.

Aliás, essa foi a versão que utilizei quando fiz meu curso de Maya há uns anos… Da versão 4.5 até a 2008, muita coisa mudou. Agora é esperar o novo lançamento e ver se as novidades valem mesmo a pena.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft disponibiliza updates para Office 2004 e 2008 for Mac

Próx. Post

Facebook já é o site social número 1 no mundo e é o que mais cresce

Posts Relacionados