O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook diz que não se pergunta “o que Steve Jobs teria feito” [atualizado]

Durante participação na Code Conference 2022, Tim Cook, Jony Ive e Laurene Powell Jobs comentaram a influência do cofundador da Apple em diversos segmentos
The Verge
Tim Cook, Jony Ive e Laurene Powell Jobs na Code Conference

Como havíamos informado, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, o ex-chefe de design da empresa, Jony Ive, e a fundadora da Emerson Collective, Laurene Powell Jobs (viúva de Steve Jobs), se reuniram ontem (7/9) — horas depois do evento especial da Maçã —, na Code Conference 2022, em Los Angeles, para lembrar o cofundador da companhia.

Publicidade

Todos os três observaram as muitas maneiras pelas quais a influência de Jobs ainda pode ser sentida na empresa. Algo que chamou a atenção (por ser amplamente usado como argumento por clientes da empresa) diz respeito ao que Jobs teria feito se ainda estivesse vivo — e, segundo Cook, eles não fazem essa pergunta na Apple.

Nós não sentamos e dizemos “O que Steve faria?”, ele nos disse para não fazer isso. Mas a realidade é que ele foi o melhor professor que eu já tive, de longe. Esses ensinamentos vivem, não apenas em mim, mas também em um monte de pessoas que estão lá [na Apple].

Powell Jobs, por sua vez, observou que seu ex-marido teria ficado “angustiado” com o estado do mundo hoje e não teria vergonha de expressar seu descontentamento.

Ele ficaria muito desapontado com o clima político. Ele não ficaria quieto sobre o clima atual. Ele estaria falando facilmente e com frequência [sobre isso].

Cook corroborou essa ideia, dizendo: “No mundo maior, ele ficaria preocupado com muitas coisas, o partidarismo e a divisão do mundo.”

Publicidade

Sobre a privacidade de usuários, um tópico sempre em voga na Apple, Cook disse que Jobs “enraizou na empresa o valor da privacidade”, e que isso “só cresceu desde então”.

Privacidade é um direito humano fundamental. Este é um mundo onde as pessoas começam a fazer menos e pensar menos, alteram seu comportamento porque estão sendo observadas. Este não é um mundo em que qualquer um de nós queira viver. Ele [Jobs] viu isso claramente.

Acreditamos que as pessoas devem ter o poder de tomar essa decisão de maneira simples e direta, não enterradas em 95 páginas em uma política de privacidade em algum lugar.

Tangenciando a discussão sobre privacidade, Cook foi questionado sobre o avanço do mercado de anúncios digitais — a própria Maçã, vale notar, está faturando cada vez mais nesse segmento e pretende expandi-lo. Segundo o executivo:

A publicidade digital não é uma coisa ruim. O que não é bom é aspirar os dados das pessoas quando elas não estão fazendo isso de maneira informada. Tentamos colocar o usuário no banco do motorista para possuir seus dados.

O jornalista e criador da Code Conference, Walt Mossberg, abordou durante uma participação via Zoom a questão das ações da Apple e se Jobs estaria preocupado com isso. Em entrevistas anteriores com o cofundador da Maçã, Walt disse que Steve nunca mencionou o mercado de ações — ele se preocupava com as receitas da empresa, mas nunca com o preço dos papéis.

Publicidade

Cook respondeu:

Acho que não seria importante para ele, Walt. Ele queria mudar o mundo. Isso não é falar de marketing. Isso é o que realmente o impulsionou. Ele viu o sucesso da empresa apenas como fazer as coisas certas. Ele se concentrou nos insumos. Certificando-se de que os produtos eram os melhores.

Ive, que não comentou muitos os assuntos supracitados, se limitou a falar sobre o cuidado no design e como ele e Steve acreditavam na cautela com os mínimos detalhes, porque era “a coisa certa a fazer”.

Em nossa prática de design, acho que o cuidado é muitas vezes sentido, e não necessariamente visto. […] Você faz isso porque é a decisão moral certa como designer. Eu acho que [esse cuidado] é necessário nas coisas muito pequenas e silenciosas, como se preocupar com como você empacota um cabo.

Sim, eu me preocupo muito com isso. E Steve falou muito sobre isso também. Eu acho que é esse tipo de preocupação quando você está sentado em uma tarde de domingo pensando em como o cabo de alimentação é empacotado. Como basta tirar aquele pequeno prendedor de fio e pronto.

Ive também comentou a dependência crescente de gestos por toque no design de produtos. Segundo ele, havia “fabulosas possibilidades com interfaces multitoque”, no entanto, ele acredita disse que isso “pode ter ido longe demais em alguns lugares” e talvez seja hora de uma mudança de volta para controles “mais físicos”. Em seguida, ele foi questionado sobre como ele projetaria um carro — rindo, Ive disse: “Você sabe que não posso falar com você sobre isso.”

Publicidade

Outros assuntos durante o painel incluíram a visão de Jobs sobre como uma criação se iniciava, a estrutura da Apple, entre outros.

Atualização 16/09/2022 às 13:52

Foi liberado, hoje, o vídeo com a entrevista completa de Tim Cook, Jony Ive e Laurene Powell Jobs na Code Conference 2022 — o qual você pode conferir abaixo.

YouTube video

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Insta360 lança X3, sua nova action cam com sensores 360º

Próx. Post

Mostradores da Nike serão liberados para todos no watchOS 9

Posts Relacionados