Alexandre Szapiro não dorme no ponto. A Apple Brasil está se mexendo e Steve Jobs é capa da ISTOÉ Dinheiro desta semana, com matéria que comenta o lançamento da rede de Ilhas Apple nos hipermercados Extra (novidade coberta por nós aqui no BLOG.MACMAGAZINE) e comenta sobre a possibilidade da expansão do projeto para ainda outra rede de varejo e a abertura de uma loja da Apple no Shopping Iguatemi de São Paulo — inclusive com a presença de Steve Jobs (sei, sei). Como sempre, ainda são só rumores.
Este projeto inicial tocado pela Apple Brasil e o Extra prevê a abertura de mais 15 Ilhas Apple nas redes do grupo Pão de Açúcar. Mas o plano de Szapiro é mais ousado: segundo Adriana Mattos, da ISTOÉ Dinheiro, em alguns anos deverão ser mais de 100 espaços como este espalhados pelo Brasil, todos com a facilidade de parcelamento apresentada pelo Extra: até 24 vezes, o que viabiliza a aquisição de produtos Apple por um público muito maior do que antes imaginado no Brasil.
Outra informação citada pela matéria já apurada pelo BLOG.MACMAGAZINE é o fato de o Extra junto com outras grandes redes e lojas especializadas estarem negociando pedidos de Macs direto por Miami. Como a quantidade de produtos solicitados é muito maior, eles conseguem uma maior flexibilidade nos preços, não dando muito chance para a concorrência de pequeno porte. A primeira empresa que começou a trabalhar desta forma foi a GreenMax, concorrente direta da Apple no Brasil, que traz os produtos da Califórnia.
De acordo com Ivair Rodrigues, diretor da consultoria ITData, os preços dos produtos Apple poderiam cair mais de 15% caso fossem produzidos em território nacional, já que teriam diretos benefícios da Lei de Informática. Porém, com os avanços obtidos através da compra de produtos direto de Miami ou Califórnia a necessidade de uma montadora em terras tupiniquins torna-se ainda mais remota.
E parece que tem promoção de Natal vindo aí, com preços atrativos para MacBooks e iPods. O artigo informa que, na noite da inauguração da primeira store-in-store da Apple, no Extra do bairro Itaim (em São Paulo), foram vendidos 30 iPods e 10 MacBooks em cerca duas horas. Nada mal. Agora só falta a Apple Brasil junto com grandes varejistas como o Extra entrarem com força na mídia e explorarem a propaganda para popularizar ainda mais a marca da maçã.