O melhor pedaço da Maçã.

Chrome 94 beta melhora processamento gráfico usando o Metal

FOXARTBOX / Shutterstock.com
Ícone do Google Chrome no Dock do macOS

Recentemente, o Google anunciou a versão beta do Chrome 94, a próxima atualização do seu navegador para desktops. Embora chegue com pontuais melhorias, seu grande destaque é o suporte à WebGPU, API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. que substituirá o WebGL e melhorará ainda mais o processamento gráfico do software.

Publicidade

Em uma publicação para desenvolvedores, a companhia afirmou que a nova tecnologia é a mais avançada para a web e pode acessar diretamente a GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., resultando em um melhor desempenho ao carregar sites e web apps.

Seu ponto forte é justamente se basear nas APIs nativas dos dispositivos — como o Metal (da Apple), o Direct3D (da Microsoft) ou o Vulkan (de padrão aberto) —, o que poderá tornar mais fácil para os desenvolvedores criarem apps e jogos na web com gráficos mais intensos.

Ainda assim, vale notar, levará algum tempo até que a WebGPU seja amplamente adotada, dado que ela ainda está em fase de testes. O Google afirmou que a tecnologia por enquanto não virá habilitada por padrão e que pretende lançar sua versão final só no Chrome 99.

Publicidade

Por fim, a gigante de Mountain View também anunciou que lançará a versão final do WebCodecs para todos — API desenvolvida para agilizar a codificação e decodificação de vídeos em streaming. Depois de ser testado na beta do Chrome 93, essa novidade virá habilitada por padrão na versão 94. 😉

O Chrome 94 deverá ser lançado oficialmente dentro de três semanas.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Clubhouse ganha áudio espacial no iOS — mas não o que você está pensando

Próx. Post

Tweetbot 6.3 adiciona novas opções de “comportamentos” do app

Posts Relacionados