O melhor pedaço da Maçã.

US$145 bilhões em caixa, 800 apps baixados por segundo, novos produtos chegando e mais sobre a conferência financeira da Apple

Meio logo da Apple

Como sempre, depois do anúncio dos resultados financeiros da Apple referentes ao segundo trimestre fiscal de 2013, a gente sempre traz para o site os destaques e os pontos mais interessantes abordados durante a conferência em áudio realizada logo após o anúncio.

Publicidade

Como de praxe, a conferência contou com a presença de Tim Cook, CEO (chief executive officer, ou diretor executivo) da empresa, e de Peter Oppenheimer, CFO (chief financial officer, ou diretor financeiro). Vamos ao apanhado geral!

Meio logo da Apple

Os executivos começaram falando sobre os incríveis números alcançados pela empresa até agora, neste ano fiscal de 2013 — algo inimaginável até pouco tempo atrás. A Apple continua batendo suas próprias previsões, mas, como aconteceu nos últimos trimestres, ficou abaixo da expectativa de alguns poucos analistas. Eles também assumiram o óbvio: as margens de lucro caíram — bastante influenciadas pelo iPad mini — e o crescimento da empresa está, sim, desacelerando. Mas isso não quer dizer que ela está em apuros ou algo parecido — muito pelo contrário!

Publicidade

A informação de que a queda nas margens foi bastante influenciada pelo iPad mini despertou um comentário bastante pertinente de John Gruber: isso poderá influenciar bastante a decisão da Apple de lançar ou não um iPad mini com tela Retina já em 2013. Afinal, se ela fizer isso, mas margens cairão ainda mais.

Mas voltando à conferência, Cook se mostrou bem frustrado com a queda das ações nos últimos meses, mas disse que a Apple continua muito forte e seguirá fazendo o mesmo trabalho de sempre (os melhores produtos do mundo), independentemente de pressões externas. A proposta é focar em produtos inovadores e de longo prazo. Além de Macs, iPods, iPhones e iPads, a ideia é enxergar categorias de produtos que podem oferecer ótimas oportunidades durante um bom tempo. Cook comentou também que esses novos possíveis mercados são grandes, crescentes, e que a Apple está bem otimista com o futuro. Sentiu o cheiro de “iWatch” e de “iTV” (ou Apple TV renovada)? Pois é! Ele deixou bem claro que novas categorias de produtos podem vir por aí e que novos hardwares, softwares e serviços chegarão na nossa primavera (hemisfério sul). 😉

Aos que não enxergam o ainda enorme potencial da Apple, os executivos deram um bom recado: segundo a Apple, o mercado de smartphones dobrará entre 2012 e 2016, passando a 1,4 bilhão de aparelhos comercializados em um ano. E a Apple pretende ficar com uma boa parte desse bolo, é claro. O ecossistema da empresa continua sendo um dos mais fortes da indústria e isso é muito importante para a guerra do mercado de telefones inteligentes. Já sobre os tablets, a Apple continua dominando — e a boa notícia é que ele está crescendo a passos largos.

Publicidade

Abaixo, alguns números interessantes divulgados na conferência:

Dinheiro

  • São US$144,7 bilhões em caixa — US$102 bilhões estão fora dos Estados Unidos.
  • Durante o ano fiscal de 2013, a Apple já faturou US$98 bilhões, com US$22 bilhões de lucro.
  • US$10 bilhões foram devolvidos ao mercado em recompra de ações e pagamento de dividendos.

iPhone

Publicidade
  • O iPhone conta hoje com 95% de lealdade entre usuários.
  • Foram 9 prêmios J.D. Power seguidos conquistados pelo celular da Apple.
  • Mais de 30.000 companhias desenvolvem apps para seus empregados.
  • A utilização de iPhones dentro da Cisco cresceu em mais de 50%.
  • No período, o iPhone foi o aparelho mais vendido dos EUA, conquistando 39% de mercado.
  • De acordo com a IDC, o iPhone é o #1-2 em mais da metade dos países que a firma acompanha.

iPad

  • De acordo com a ChangeWave, 96% dos donos de iPads estão satisfeitos com seu tablet.
  • Apesar do crescimento modesto na China (de “apenas” um dígito), as vendas de iPads cresceram 108% no país.
  • 95% das empresas que fazem parte da Fortune 500 usam iPads; na lista Global 500, são 89%.

iPod

  • Foram vendidos 5,6 milhões de iPods, sendo mais da metade do modelo touch.
  • A Apple continua dominando mais de 70% do mercado americano de MP3 players.

iOS, iCloud, App Store, iTunes Store e iBookstore

  • 119 países já contam com a iTunes Music Store; 109 contam com a iTunes Movie Store; 155 com a iBookstore; e 155 com a App Store, cobrindo 90% da população mundial.
  • As receitas da iTunes Store aumentaram 28% se comparadas ao mesmo periodo do ano passado.
  • O acervo das lojas contam com 35 milhões de músicas e 60 mil filmes, 1,75 milhão de livros e 850 mil aplicativos (sendo 350 mil para iPads).
  • Os downloads de apps já ultrapassaram a casa dos 45 bilhões.
  • Foram 800 apps baixados por segundo.
  • No total, desenvolvedores já receberam mais de US$9 bilhões.
  • A App Store representou 74% das vendas mundiais de apps no trimestre.
  • 97% dos malwares móveis estão na plataforma Android.
  • iPads representaram 82% do tráfego em tablets nos EUA, no trimestre.
  • 300 milhões de pessoas utilizam o iCloud.
  • As lojas da Apple, os softwares e os serviços faturam, juntos, US$4 bilhões trimestralmente — um recorde.

Apple Retail Store

  • US$5,2 bilhões em vendas nas lojas, um aumento de 19% ano a ano.
  • No total, são 402 lojas espalhadas pelo mundo.
  • 30 novas serão abertas no ano fiscal de 2013, enquanto outras 20 serão renovadas.
  • A média de faturamento ficou em US$13,1 milhões.
  • Foram 91 milhões de visitantes, 78 mil por loja, por semana.
  • Na China, as 11 atuais lojas (8 abertas e 3 já planejadas) se transformação em 22 em dois anos.

Tim Cook na TIME

Durante a sessão de perguntas e respostas, muita coisa boa também apareceu. Cook afirmou que o mercado de smartphones é altamente competitivo e que os nomes mudam muito rápido. No começo, a RIM (hoje BlackBerry) era quem mandava. Atualmente, a principal concorrente da Apple é a dupla Samsung e Google, mas, independentemente disso, Cook acredita que a Apple está muito bem posicionada, criando ótimos aparelhos e com um ecossistema bem superior. Questionado sobre os futuros lançamentos na primavera (setembro a novembro), Cook não quis dar mais pistas e apenas confirmou o que havia dito: “Eu não quero ser mais específico, mas temos ótimos produtos chegando na primavera e ao longo de 2014.”

Falando sobre margens de lucro, Cook comentou:

Muitas pessoas ao redor do mundo querem ótimos produtos. Temos que tomar grandes decisões para equilibrar as vendas unitárias e o lucro. Estamos gerenciando a Apple com um horizonte de longo prazo. Muito da receita vem depois que nós despachamos nossos produtos. Recebemos US$4 bilhões em receita de serviços, pela primeira vez, e iremos aumentar o ecossistema com novos serviços e fazer as existentes ainda melhores.

Para mim, fica claro aqui que a Apple pretende balancear melhor suas margens, diminuindo um pouco a dos hardwares (ou mantendo-as como estão) e aumentando em softwares/serviços. Antes, a gente tinha dois extremos: Apple e Amazon. De um lado, uma empresa que lucra muito bem com hardware e oferece um ecossistema apenas para melhorar a experiência do usuário — com o intuito de aumentar as vendas de seus produtos, sem lucrar muito com esses serviços. Do outro, uma companhia que praticamente vende produtos sem margens de lucro para faturar em cima de seu amplo ecossistema. Parece que a Apple quer mudar essa dicotomia, investindo em serviços a fim de lucrar mais com eles — o “iRadio”, por exemplo, pode deve ser um dos novos serviços que chegarão.

Alguns sites resolveram falar que a declaração de Cook sobre as telas de 5 polegadas durante a conferência poderiam indicar que um iPhone maior chegará no futuro. Obviamente ele não pode (ou não deveria) afirmar que nunca lançará algo do tipo, mas as palavras dele, na minha opinião, demostram que, se esse iPhone vier mesmo, ainda está bem longe de nós.

Veja:

Minha opinião continua sendo de que o iPhone 5 tem o melhor display da indústria. Nós sempre nos esforçamos para criar o melhor display. Alguns clientes valorizam tamanho de tela grande. Outros valorizam diferentes fatores, como resolução, qualidade de cor, balanço de branco, refletividade, consumo de energia, compatibilidade de aplicativos, portabilidade, etc. Nossos concorrentes fizeram algumas trocas significativas em muitas destas áreas para ter uma tela maior. Nós não faremos um iPhone com tela maior enquanto essas compensações forem necessárias.

Família recente de produtos Apple - iProducts

Falando especificamente sobre Macs, Cook disse que o iPad continua canibalizando as vendas dos computadores da empresa, mas que esse número não é grande o bastante para ser uma preocupação. O mercado de PCs continua caindo bem mais que as vendas de Macs, mas o CEO acha que os computadores pessoais ainda estão longe do fim: “Este mercado não está morto e não é um mau mercado.” Para ele, as pessoas estão cada vez mais aumentando o período de troca de PCs, dando uma vida útil maior para suas máquinas.

Cook é um cara verdadeiro, afinal, já se desculpou algumas vezes com clientes, seja pelo lançamento do Maps ou por algumas decisões na China. E hoje ele meio que confessou um arrependimento. Ao ser perguntado sobre lançar diversos produtos num único trimestre, como aconteceu no ano passado quando a Apple apresentou o iPhone 5, o iPad mini, o iPad de quarta geração, novos iPads e novos Macs de uma vez só, o chefão da Apple disse que, se pudesse mudar algo, lançaria os novos iMacs no começo de 2013. Caso você não se lembre, a Apple anunciou os desktops em outubro e os disponibilizou em novembro. Mas os baixos estoques fizeram consumidores esperarem bastante para receberem suas máquinas — ele só foi estabilizado em março passado.

Ou seja, temos algumas dicas para os lançamentos desse ano. Os mais importantes acontecerão na primavera, mas a Apple deverá espalhar um pouco mais eles, para não ter nenhum problema de produção. Além disso, novos serviços e softwares deverão pintar também, ajudando a empresa a aumentar a sua margem de lucro.

Alguém aí na expectativa para as novidades que virão? o/

[via MacRumors, AllThingsD]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Logitech lança novas cases para iPads [mini], sendo uma delas resistente a água

Próx. Post

Analisando os resultados financeiros divulgados hoje pela Apple, os quais superaram expectativas

Posts Relacionados