O melhor pedaço da Maçã.
Logo de serviços da Apple

Projeto esquematiza evolução dos nomes de produtos da Apple

Desde a sua fundação, passando por lançamentos inesquecíveis — como o do modelo original do iPhone — até os dias de hoje, a Apple já apresentou muitos produtos. Vários deles nos marcaram não apenas pela qualidade e por recursos dos aparelhos, mas pelos seus nomes. É o caso do iPhone, mas também do iPod, dos AirPods, da porta FireWire, entre outros exemplos.

Publicidade

E para sistematizar a evolução da escolha dos nomes dos produtos da Maçã, o pesquisador de visualização de dados Nicolas Kruchten fez um esquema em formato de mapa mental. Chamado de How Apple Names Things (Como a Apple Nomeia as Coisas), ele mostra como os nomes foram evoluindo e ganhando sufixos a partir de núcleos, como “i” e “Apple”.

Amo o modo por meio do qual a Apple nomeia as coisas: FireWire, App Nap, iPhone, iPod, EarPod, AirPod, AirPlay, FairPlay, etc. É divertido e há muito reuso de palavras e sons. Tendo acabado de finalizar a biografia de Steve Jobs, decidi visualizar vários nomes de produtos e recursos da Apple como uma rede para ver esse reuso em ação.

Por exemplo, do círculo “Apple”, saem ramificações como “Pencil”, “Pay”, “Wallet” e “Podcasts”. De “i” sai, entre vários, “phone” — e deste sai “mini”. Apontam para “mini” também “Mac” e “pad” (que, com o “i”, forma “iPad”). Também é possível clicar em um núcleo e isolar todas as suas ramificações.

O esquema mostra que Kruchten teve certo trabalho em compilar de maneira organizada todos (ou quase todos) os nomes já utilizados pela Apple em produtos e serviços. O resultado é algo bastante interessante e divertido de se explorar. Vale a pena passar uns minutos no site do projeto.

via Daring Fireball

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spark agora suporta Stage Manager e ganha widgets na tela bloqueada

Próx. Post

Twitter começa a liberar contador de visualizações de tweets [atualizado]

Posts Relacionados