O melhor pedaço da Maçã.

Depois de seis anos em operação, tracker do The Pirate Bay é permanentemente encerrado

colaborou Silvio Sousa Cabral

Publicidade

Fim de uma era? Talvez sim: o encerramento das atividades do tracker do The Pirate Bay, que sempre foi referência para usuários e demais sites de torrent na internet, chega até nós como a melhor saída encontrada pelos fundadores para enfrentar os seguidos problemas judiciais e financeiros que aconteceram há algum tempo.

Logo do The Pirate Bay

O site em si ainda continuará em operação, pois atende à função de atrair links e redirecioná-los, mantendo-os vivos. A única parte do sistema que está em processo de fechamento é o tracker — responsável por hospedar os arquivos .torrent—, que será trancafiado no baú do Davy Jones. 😛

Entretanto, podemos ficar tranquilos em relação ao futuro dos nossos downloads, pois estamos falando aqui dos melhores profissionais do setor. A turma por trás do The Pirate Bay sempre mostrou que não estava para brincadeiras, quando o assunto é tecnologia.

Publicidade

Na verdade, o encerramento do tracker do The Pirate Bay está em andamento por opção dos próprios fundadores, que procuram um passo adiante na tecnologia utilizada pelos torrents. Com a substituição do formato antigo para um novo, denominado DHT (distributed hash table), é possível descentralizar a conexão dos peers através da rede, promovendo controle e distribuição eficazes dos arquivos.

Publicidade

A tecnologia DHT tem sido implementada por anos através dos principais clientes de BitTorrent, embora nunca tenha sido utilizada para coordenar a distribuição de um grande servidor com o The Pirate Bay. Seu funcionamento consiste simplesmente em consultar vários pontos das redes pelos arquivos, em vez de delegar a função a um único repositório central. Apesar de exigir mais infraestrutura, ela remove a vulnerabilidade de centralizar todo o controle em apenas um ponto.

Operações de comunicação entre os links do site e os clients agora são diretas, sem a necessidade de downloads de arquivos nos browsers. Clientes como o µTorrent, Vuze e rTorrent já suportam essa função, e já alimentam a rede DHT com diversos streams de informações sobre arquivos.

No fim das contas, pouca coisa mudará para nós, mas muita gente pensou que isso representaria o fim definitivo do The Pirate Bay. Peter Sunde até publicou a mensagem a seguir em seu Twitter ontem de manhã, para evitar confusões:

Publicidade

Para deixar isso bem claro. #tpb não está fechando. #tpb encerrou o tracker porque a nova tecnologia não precisa dele. Menos problemas para manter.

Com a mudança, o The Pirate Bay não sairá completamente do ar toda vez que enfrentar algum problema.

[via TorrentFreak]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mercedes-Benz lança novo sistema móvel de controle de carros com apps para iPhone e BlackBerry

Próx. Post

Piper Jaffray aposta que Apple baterá expectativas de analistas neste trimestre

Posts Relacionados