O melhor pedaço da Maçã.

Instagram ultrapassou TikTok em número de downloads no ano passado

rafapress / Shutterstock.com
TikTok e Instagram em um iPhone

No início do ano, uma pesquisa da AppMagic apontou que o TikTok havia sido o aplicativo mais baixado de 2023. Agora, estatísticas da Sensor Tower trouxeram um dado um pouco diferente: segundo a empresa de pesquisa, na verdade, foi o Instagram que superou a rede chinesa em número de downloads no ano passado.

Publicidade

Como destacado pelo Financial Times, o resultado foi, em grande parte, impulsionado pela estratégia da rede da Meta de copiar o modelo de vídeos curtos do TikTok, com os Reels. O número de downloads do Instagram cresceu 20% em 2023 em comparação a 2022, chegando a 768 milhões de instalações. Com isso, ele foi o app mais baixado do ano.

O TikTok, por sua vez, obteve um crescimento de apenas 4%, com 733 milhões de downloads no ano passado. A AppMagic, vale notar, havia divulgado que o TikTok foi o app mais baixado no ano passado, com mais de 1 bilhão de downloads. O número de instalações do Instagram estimado pela empresa também foi maior que o divulgado pela Sensor Tower (829 milhões).

O Instagram está obtendo mais sucesso em atrair novos usuários, após identificar o TikTok como uma das maiores ameaças à sua posição no mercado. Segundo a Sensor Tower, a criação dos Reels, em 2020, impulsionou a popularidade da rede, junto aos recursos já existentes.

Publicidade

Há, ainda, sinais de que o TikTok está começando a chegar a um pico de crescimento pela primeira vez desde foi lançado, em 2016. Enquanto a rede da Meta registrou um número de 1,47 bilhão de usuários em 2023, ganhando 13 milhões no final do ano, o TikTok marcou o número de 1,12 bilhão, com um declínio de 12 milhões nos últimos três meses.

A rede da ByteDance, porém, conta com um melhor engajamento. Em média, os seus usuários passaram 95 minutos no app, no último trimestre de 2023. Já os do Instagram, 62 minutos, contra 30 minutos do X (ex-Twitter) e 19 minutos do Snapchat.

Apesar disso, segundo um analista do Bernstein, o Instagram foi bem-sucedido em manter os seus usuários existentes ao copiar o modelo de vídeos curtos do TikTok, diminuindo os incentivos para trocar uma rede pela outra. Influenciadores também estariam preferindo a rede da Meta, por ser melhor para ganhar dinheiro a partir de uma base de seguidores, enquanto o TikTok seria melhor para obter sucesso com posts virais.

Publicidade

O Instagram não estaria copiando apenas o formato do TikTok, mas também seguindo os passos da rede chinesa em matéria de algoritmo — um fator importante para o crescimento do TikTok, com a exibição de vídeos que vão ao encontro das suas preferências e outros virais.

No ano passado, a Meta teria investido no algoritmo da sua rede para melhorar o sistema de recomendações. A própria diretora financeira da empresa reconheceu, no mês passado, que o Instagram estaria progredindo na melhoria dos conteúdos recomendados.

Outro fator que beneficiou o Instagram foi a possibilidade de baixar vídeos publicados no TikTok com uma marca d’água, os quais podem ser, então, postados em outras redes. O recurso foi criado para aumentar a visibilidade da rede chinesa, embora possa ter se voltado contra ela.

Publicidade

Apesar dos números menores em matéria de downloads, uma área de sucesso crescente do TikTok é o comércio virtual, permitindo que criadores e marcas vendam objetos por meio de vídeos no TikTok Shop.

No ano passado, a Sensor Tower estimou que a rede teria gerado US$4 bilhões em receita de compras internas no app, contra meros US$143 milhões do Instagram. No caso do TikTok, o TikTok Shop gerou US$1,1 bilhão de receita bruta com vendas nos Estados Unidos e, em 2024, a cifra já estaria em US$500 milhões no país.

É possível, então, que essa parte de vendas possa ser mais uma fronteira para o Instagram ultrapassar no futuro, assim como o fez com o número de downloads. A diferença nesse âmbito, porém, é considerável, ao contrário das estatísticas relativas a instalações.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 327.1.0 (278.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 34.2.1 (408.5 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: MacBook Pro de 16″ (M3 Pro) com desconto de 28% [atualizado: 29%!]

Próx. Post

Renders reforçam novo botão de captura do “iPhone 16 Pro”

Posts Relacionados