Na tentativa de combater o spam no Gmail, o Google revelou hoje que tomará medidas mais rígidas para dificultar ainda mais a entrada de spammers nas contas dos usuários. A expectativa é elas entrem em vigor a partir de fevereiro de 2024.
Os requisitos miram remetentes que enviam mais de 5 mil mensagens diárias para usuários do Gmail. Com as novas regras, eles deverão incluir um botão de cancelamento de inscrição de um clique em seus emails.
Além disso, os remetentes precisarão mostrar que realmente são donos dos domínios de email e não estão fingindo usar endereços IP falsos.
Por fim, será definido um limite para a quantidade de mensagens de spam, contabilizadas pelo Postmaster Tools. Se um remetente ultrapassá-lo com frequência e suas mensagens forem marcadas como tal, elas poderão não mais chegar à caixa de entrada dos destinatários.
Essas mudanças são como uma revisão para o mundo do email e, ao ajustar algumas coisas sob o capô, podemos manter o email funcionando sem problemas. Mas, assim como uma revisão, isso não é um exercício único. Manter o email mais seguro, amigável ao usuário e livre de spam requer colaboração constante e vigilância de toda a comunidade de email. E continuaremos trabalhando juntos para garantir que sua caixa de entrada permaneça segura.
—Neil Kumaran, gerente de produtos do Google.
Os esforços do Google também se estendem à parceria com o Yahoo, que concordou em adotar mudanças semelhantes.
Fato é: o spam continua sendo um desafio persistente para os provedores e as últimas medidas do Google visam aprimorar a segurança do email e a experiência do usuário. Ainda assim, essas mudanças também poderão afetar os profissionais de marketing que dependem de emails/newsletters para manterem contato com clientes.
De acordo com estimativas do Kaspersky, aproximadamente metade de todos os emails enviados em 2022 foram classificados como spam. O Google espera que essas novas medidas contribuam para um ambiente mais limpo e seguro.
via TechCrunch