O melhor pedaço da Maçã.

MM Responde: ainda é possível alterar o local de backup do iTunes no macOS Mojave?

Restaurando backup pelo iTunes

Hoje é dia de mais uma dica da nossa coluna MM Responde!

Publicidade

A pergunta de hoje é:

Ainda é possível alterar o local de backup do iTunes no macOS Mojave?

A opção de backup no iCloud atualmente é a mais recomendada, mas além de requerer a contratação de mais espaço na nuvem (para a grande maioria das pessoas, pelo menos), ainda há o problema do tempo para a realização tanto da cópia dos arquivos quanto da restauração do aparelho de acordo com a velocidade da internet que você tem disponível.

Além dela, há a opção de fazermos o backup pelo iTunes. Neste caso, porém, você pode facilmente entupir o seu Mac com backups (especialmente se você tem uma máquina com 256GB ou menos de armazenamento).

Publicidade

Vale ressaltar aqui duas informações importantes: os backups dos iCloud têm sido feitos de forma muito mais rápida e barata e, desde que o iTunes passou a não permitir mais copiar os aplicativos para dentro do backup do Mac, perdeu-se um pouco o sentido de fazê-lo em seu computador.

A opção mais interessante que havia até o macOS High Sierra 10.13 era deslocar esse backup local que normalmente fica dentro do iTunes para um HDD ou SSD externo, mas agora isso não é mais possível. Sim, a Apple não permite mais a alteração do local de armazenamento do backup de seus iGadgets. Inclusive, a própria forma de se instalar o iTunes mudou, sendo agora um aplicativo integrado ao macOS, não estando disponível para download na página da Apple.

Isso não é algo totalmente novo; desde o iTunes 12.7, a Apple não permite mais o download de aplicativos diretamente em seu Mac. Alternativamente, havia uma versão de legado, a 12.6.5, disponível nesta página de suporte. No novo macOS, ao tentar instalá-la…

E, ao tentar alterar o local pelo Terminal, como sugerido em nosso MM Responde anterior, você se deparará com a seguinte mensagem de erro:

E então, se mesmo assim você desejar copiar o backup do seu telefone para um disco externo, como fazer?

Publicidade

Nativamente, não é possível. Vamos para algumas soluções alternativas.

Apple Configurator 2

O foco do aplicativo é o departamento de tecnologia de grandes empresas, que necessitam preparar, instalar e manter centenas ou até mesmo milhares de iGadgets. A forma de armazenamento é bem confusa, mas ele permite a cópia dos aplicativos que estão em seu telefone para dentro do Mac.


Ícone do app Apple Configurator
Apple Configurator de Apple
Compatível com Macs
Versão 2.17 (52.2 MB)
Requer o macOS 14 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Apple ConfiguratorScreenshot do app Apple ConfiguratorScreenshot do app Apple ConfiguratorScreenshot do app Apple ConfiguratorScreenshot do app Apple Configurator

Ah, não espere que essa cópia seja feita de forma rápida. Nos testes realizados aqui, o aplicativo se mostrou bem lento.

Aplicativos de terceiros

Uma das soluções mais famosas é o aplicativo iMazing,

Nós já falamos aqui desse interessante software para macOS — e da sua versão mini —, mas, agora, nesta nova versão, é possível também gerenciar aplicativos da App Store. Aliás, de acordo com eles, o iMazing é um dos únicos softwares a permitir que usuários baixem aplicativos da App Store e gerenciem-os do sistema operacional desktop da Maçã1Até por isso, eles esperam que a Apple não bloqueie essas capacidades do iMazing..

Você não tem acesso à App Store em si, e sim aos apps que já comprou na loja. O iMazing solicita o login com o seu ID Apple e, desta forma, acessa a sua lista de apps comprados. Depois, basta conectar o iPhone, o iPad ou o iPod touch ao seu computador e clicar no botão “Gerenciar aplicativos” na lista de ações para ter acesso ao recurso.

YouTube video

Avaliação geral

Vale ressaltar que, se você tiver bastante espaço em seu computador, seu backup no iTunes continua funcionando e, da mesma forma que o backup do iCloud, os aplicativos em si não são copiados para dentro de seu telefone — mas sim os dados deles e o marcador do app, ou seja, após restaurar um backup, o aplicativo será reinstalado e os arquivos dele serão puxados do backup.

No geral, o backup do iCloud atualmente funciona muito melhor que o do iTunes, sendo mais prático, rápido e automático. Na minha opinião, caso você tenha problemas para utilizar essa solução, acredito que valha o investimento em aplicativos de terceiros ou em soluções como o Apple Configurator 2.

·   •   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😊

Notas de rodapé

  • 1
    Até por isso, eles esperam que a Apple não bloqueie essas capacidades do iMazing.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Yahoo lança novo mensageiro Together, um Slack para família e amigos

Próx. Post

Apple investiga, mas não acha nada sobre suposta espionagem chinesa

Posts Relacionados