O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Bandeira da Holanda

Agência holandesa quer que Apple faça mudanças na App Store

Mais um país tentando contestar as práticas da Maçã na sua loja de aplicativos

A Authority for Consumers and Markets (ACM), órgão regulador holandês, decidiu recentemente que o fato de a Apple “exigir” que desenvolvedores usem o método de pagamento da App Store é anticompetitivo, sugerindo que a empresa realize mudanças na sua plataforma. As informações são da Reuters.

Publicidade

A decisão foi divulgada dois anos após o início de uma investigação no país, a qual focou no sistema de pagamento dentro de apps e na cobrança de comissões de 15% a 30% pela Apple. No início da investigação em 2019, o então membro do conselho da ACM, Henk Don, disse que a autoridade havia recebido várias reclamações.

Em grande parte, os fornecedores de aplicativos dependem da Apple e do Google para oferecer aplicativos aos usuários. A ACM recebeu reclamações de fornecedores de aplicativos, que parecem indicar que a Apple abusa de sua posição com relação à App Store. É por isso que ACM vê razão suficiente para lançar uma investigação de acompanhamento, com base na lei de concorrência.

Procurada pela Reuters, a ACM não quis comentar o assunto, mas disse que a decisão está sob “revisão legal”. Vale notar que, há pouco mais de um mês, a Coreia do Sul aprovou uma nova lei cujo objetivo também é evitar esse suposto abuso de poder pela Apple e pelo Google sobre suas lojas de apps.

É importante ressaltar, ainda, que a mesma autoridade holandesa abriu uma investigação para avaliar se a Maçã limita o funcionamento do Apple Pay em seus dispositivos.

O cerco está mesmo fechando para a Apple, em alguns países…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Fintechs crescem como alternativa segura e prática para pedir empréstimo pessoal online

Próx. Post

Japão investiga dominância da Apple e do Google no mercado

Posts Relacionados