O melhor pedaço da Maçã.
"Aquaman"

Torrent de “Aquaman” sugere o primeiro vazamento em 4K da iTunes Store

A iTunes Store é uma muralha: os filmes e séries vendidos ou alugados por lá são protegidos por uma pilha de DRM1Digital Rights Management, ou gestão de direitos digitais., de forma que é basicamente impossível copiar esses conteúdos e distribuí-los na internet. Bom, ao que tudo indica, essa barreira foi finalmente rompida.

Publicidade

Um torrent 4K do filme “Aquaman” surgiu nesta semana nos recônditos da internet, e o título do release — nome que se dá ao arquivo do torrent com suas informações básicas — dá a entender que o arquivo foi extraído da iTunes Store. Caso a hipótese se confirme, será a primeira vez que um filme é vazado diretamente da loja da Maçã. [Correção: como apontado nos comentários, o vazamento é (supostamente) o primeiro de um arquivo 4K da iTunes Store. Arquivos em qualidade inferior podem ser ripados pela loja, ainda que com dificuldade].

Como informou o site TorrentFreak, o arquivo tem um título que sugere suas origens “iTunesianas”: Aquaman.2018.2160p.WEB-DL.DDP5.1.HDR.HEVC-MOMA. A inscrição “WEB-DL” indica um arquivo que foi extraído diretamente de uma plataforma digital de streaming ou venda de conteúdo, como a Netflix ou o Amazon Prime Video; “Aquaman”, entretanto, não está disponível ainda em nenhuma dessas plataformas — só na iTunes Store, mesmo.

Ninguém sabe ainda, entretanto, como o leaker MOMA conseguiu transpassar o DRM da iTunes Store e obter o arquivo para compartilhamento. O que se sabe é que conteúdos 4K da iTunes Store são acessíveis somente pela Apple TV — ou seja, se há alguma brecha no sistema de proteção da Maçã, ela está no tvOS.

Publicidade

Após o surgimento do torrent de “Aquaman”, é bom notar, outros dois torrents 4K de filmes disponíveis somente na iTunes Store já surgiram; são eles “Homem-Aranha: Aranhaverso” e “Poderia me Perdoar?”. Isso indica, portanto, que o leaker continua se aproveitando de seja lá qual brecha tenha sido encontrada no sistema da Apple.

A Maçã, naturalmente, não comentou o caso — mas deve estar investigando tudo a fundo por debaixo dos panos. Ficaremos atentos para os próximos capítulos dessa história.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Digital Rights Management, ou gestão de direitos digitais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple celebra Dia da Mulher destacando as conquistas do feminismo

Próx. Post

Qualcomm cobra taxa em alguns reparos de iPhones realizados pela Apple

Posts Relacionados