Imagine que você comprou um iPhone novinho e começou a usar o iMessage pra se comunicar com seus amigos e parentes donos de iGadgets… aí você é assaltado e perde o iPhone pro crime. Chato. Só que você, Apple-user desenrolado, usou o Find My iPhone para apagar todas as suas informações do gadget e poder dormir tranquilo à noite (suponha que não deu pra encontrar o bandido). Menos chato. Aí seus amigos e parentes começam a receber mensagens do bandido através do iMessage, como se ele fosse você. Megaultrachato.
Never gonna give you up! Never gonna let you down! Never gonna run around and… desert you!
Já estou preparando meus carimbos de “iMessagegate”, por via das dúvidas, mas o fato é que o Ars Technica descobriu um problema recorrente que faz com que iPhones, mesmo depois de um remote wipe e de ter o número alterado e o SIM cancelado, continuem vinculados ao usuário do serviço de mensagens instantâneas da Apple. Já há inclusive relatos nos fóruns do MacRumors e na comunidade de suporte da própria Apple.
Ainda não há uma explicação oficial para esse fenômeno, mas presume-se que pode ter algo a ver com a forma como o iOS vincula um número ao UDID do iPhone e como essa informação é armazenada nos servidores da Apple. O que quer que seja, tomara que seja corrigido rápido, pois as implicações desse tipo de coisa para a privacidade dos usuários (especialmente dos que usam iPhones no trabalho) são gravíssimas. Sem falar que escândalos envolvendo a Maçã fazem mais sucesso que os produtos dela.
Alguma solução, ao menos paliativa? Sim, mas é uma amarga: trocar de Apple ID e cancelar completamente a antiga — no processo, você perde acesso a todas as suas compras anteriores.
Atualização
Caso você tenha entrado em pânico por causa deste bug, pode respirar aliviado: ele tem jeito. A Macworld comentou duas formas de proteção contra este problema do iMessage: uma é preventiva, mas um pouco difícil de fazer, enquanto a outra pode ser mais complexa ou mais simples, a depender da sua operadora, mas pode ser feita mesmo depois de seu iGadget ter sido perdido.
A primeira dica foi dada por Jesse Hollington no Google+: coloque uma senha de proteção no seu SIM. É possível fazer isso nas configurações do iPhone ou iPad (3G, claro), em Settings » Phone » SIM PIN. Nesta hora, é importante notar que seu SIM já deve ter uma senha padrão da operadora e é ela que você deve usar primeiro, antes de configurar uma nova. Se você errar muitas vezes, seu SIM será bloqueado. Adicionalmente, sempre que reiniciar o iPhone vai ser preciso digitar a nova senha.
A outra solução requer que você faça um remote wipe no gadget perdido/roubado, entre em contato com sua operadora para desativar o SIM que estava nele (essa parte pode ser mais fácil ou mais difícil, vai depender da boa vontade de quem lhe atender) e só então ative seu novo SIM. Na hora do sufoco, esta é a solução a adotar.
…e agora a bola está na quadra da Apple. Espero que não demore pra isso ser corrigido.
[via The Loop]