O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Daniel Romero na Unsplash
MacBook Air e iPad Pro

O que a Apple não lançou este ano e que poderá vir em 2024

A maioria dos lançamentos da Apple é precedida por um bom número de rumores, com especulações sobre diversos detalhes até que as novidades sejam oficialmente apresentadas (ou não). Nos meses anteriores ao lançamento dos iPhones 15 e dos novos Apple Watches, por exemplo, não foram poucas as informações antecipadas, ainda que de maneira mais ou menos imprecisa.

Publicidade

Por outro lado, também tivemos rumores que, por mais verossímeis que parecessem, (ainda) não se concretizaram, mesmo com alguns produtos sendo esperados para este ano. Desde novas versões de dispositivos existentes a novos produtos, alguns possíveis lançamentos aguardados para este ano não aconteceram, deixando-nos apenas com as expectativas.

Há, ainda, produtos que já há algum tempo são esperados para 2024, quando também poderão finalmente ser apresentadas as novidades aguardadas para este ano. Tudo isso, claro, além de lançamentos cuja probabilidade é maior de ocorrer, como de novos modelos de iPhones e Apple Watches.

Vamos, então, relembrar o que não veio em 2023 e que poderá ser lançado no ano que vem, bem como o que se espera que seja apresentado em 2024?

iPhone dobrável

Apesar de outras fabricantes já contarem com linhas de smartphones dobráveis, tal inovação ainda não foi incorporada pela Apple. O confiável analista Ming-Chi Kuo chegou a afirmar que a Apple planejava lançar um iPhone dobrável em 2023. Esperou-se até mesmo que a empresa lançasse dois modelos dobráveis neste ano.

Publicidade

Os rumores sobre um possível iPhone dobrável, porém, apontavam de antemão que se trata de um projeto em fase bastante preliminar. O próprio Kuo falou que precisavam ser resolvidas questões de tecnologia e de produção em massa — algo que demanda tempo, especialmente em se tratando de algo ainda não lançado pela Maçã.

Também já foi repercutido que o trabalho do suposto aparelho sequer havia passado da tela em si, embora já tenha passado-se algum tempo desde então. A Apple, segundo rumores, estaria trabalhando com a LG para desenvolver as telas dobráveis. É possível que sejam lançados modelos que se dobram no sentido horizontal e na vertical.

Publicidade

Vale lembrar que mesmo os smartphones dobráveis existentes, de outras fabricantes, apresentam problemas de usabilidade. Um ponto sensível, por exemplo, é a dobradiça, que se desgasta com o tempo e pode deixar um vinco na tela. Pode ser que a Apple esteja tentando avançar justamente nesse âmbito, com rumores de que o display dos potenciais modelos de iPhones dobráveis será feito de vidro.

Como podemos notar, o desenvolvimento de um smartphone dobrável — em especial que evite repetir os problemas dos já existentes — é algo que exige um tempo razoável. Considerando que a Apple pode já estar desenvolvendo um dispositivo assim, é possível que 2024 seja finalmente o ano do seu lançamento.

iPhone “Ultra”

O lançamento de um modelo de iPhone com o sufixo “Ultra” foi especulado para este ano junto aos demais modelos, embora, no fim das contas, tenha sido lançado o iPhone 15 Pro Max mesmo. No próximo ano, contudo, rumores apontam para a possibilidade de esse modelo finalmente estrear.

Publicidade

As últimas informações deram conta de que o suposto modelo não substituirá o Pro Max, mas será um novo modelo ainda mais avançado. Seriam lançados, assim, tanto os dois iPhones de entrada quanto os dois modelos Pro, junto a esse novo dispositivo “Ultra”. Os demais modelos, por sua vez, poderão ganhar telas maiores.

Assim como no caso do Apple Watch Ultra, se o iPhone “Ultra” realmente for lançado, ele poderá contar com características mais avançadas que as dos demais iPhones. Tal distinção, é claro, certamente também se refletirá no preço do dispositivo em potencial.

iPads e MacBooks

Neste ano, não tivemos o lançamento de novos iPads. Em 2024, porém, esse cenário poderá mudar, com a apresentação de dois novos iPads Air (um de 11″ e outro de 12,9″), bem como iPads Pro com telas OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. — um avanço aguardado há algum tempo.

Os modelos mais avançados deverão ganhar o chip M3, além de versões atualizadas do Magic Keyboard e do Apple Pencil. Os dispositivos poderão, ainda, contar com suporte a carregamento por MagSafe. Espera-se que os novos iPads sejam lançados por volta do fim de março, coincidindo com o lançamento do iPadOS 17.4.

Os iPads mini e de entrada, por sua vez, também deverão ser atualizados. O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, afirmou que eles estão em desenvolvimento, podendo ser lançados no final de 2024, trazendo novidades como processadores mais atualizados e outras melhorias.

Ainda na seara de telas OLED, é possível que seja lançado, no ano que vem, um modelo de MacBook com essa tecnologia. Atualmente, a maioria dos laptops da Apple contam com displays LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido., enquanto os modelos Pro são equipados com painéis LCD retroiluminados por Mini-LEDs.

O primeiro laptop a ganhar uma tela OLED poderá ser o MacBook Air, embora não haja consenso sobre isso. Além disso, os modelos Air — tanto o de 13″ quanto o de 15″ — deverão ganhar o chip M3. Seu lançamento também deverá ocorrer no início de 2024.

AirPods

Em matéria de hardware, não houve muitas novidades para os AirPods neste ano, exceto pelo lançamento da versão do modelo Pro de segunda geração com conector USB-C e suporte para conteúdos Lossless (apenas com o vindouro Vision Pro). No final do ano que vem, porém, deverão ser lançados novos modelos dos fones sem fio da Apple.

A linha dos AirPods deverá ser modificada, com o lançamento de dois novos modelos de quarta geração para substituir os de segunda e de terceira vendidos atualmente. Eles deverão ter um design reformulado, mais próximo do dos AirPods Pro, e apenas o modelo mais caro deverá contar com recursos como cancelamento ativo de ruído e uma case com alto-falante compatível com a rede Buscar (Find My).

Ainda poderá haver, porém, aspectos que diferenciem os modelos de entrada dos AirPods Pro, como as pontas de silicone, as quais não deverão chegar aos novos fones. Os seus estojos, porém, provavelmente contarão com conectores USB-C. Também é possível que seja lançado um modelo mais barato dos AirPods, talvez um dos dois dispositivos citados.

Já com relação aos AirPods Max — que já está marcando a sua segunda presença na lista de produtos que não foram atualizados nos últimos 12 meses —, as novidades não são muito animadoras. A nova geração dos fones, a qual poderá ser lançada em 2024, deverá contar apenas com uma porta USB-C no lugar da Lightning e novas cores.

Nem mesmo o chip H2 poderá dar as caras em um novo modelo dos AirPods Max. Isso significaria que os recursos até então exclusivos dos AirPods Pro de segunda geração, como Áudio Adaptativo e Detecção de Conversa, não chegariam aos fones mais caros da Apple. Com tão poucas novidades, é possível que a Apple sequer considere a possível atualização como uma nova geração dos fones.

No que tange os AirPods Pro, haja vista a sua recente atualização, não deveremos ver updates no ano que vem. Os outros, porém, deverão ganhar as melhorias destacadas no final de 2024 ou um pouco depois.

iMacs e monitores

Neste ano, a Maçã renovou grande parte dos Macs, incluindo os modelos mini e Pro, tendo lançando ainda MacBooks Pro e um novo iMac com chip M3. Mesmo com a atualização do último, uma máquina que não reapareceu foi o iMac Pro.

Houve inclusive especulações de que poderia ser lançado um novo modelo avançado do Mac tudo-em-um neste ano, mas esses rumores terminaram perdendo força e, no final das contas, o lançamento não chegou a ser concretizado neste ano. O último iMac Pro, lançado em 2017, tinha um display de 27″ e foi descontinuado em 2021.

A Apple, vale ressaltar, já confirmou que não tem planos de lançar um novo iMac de 27″. Sendo assim, é possível que um novo modelo topo-de-linha do iMac conte com um display de 32″, o qual poderá até mesmo tecnologia Micro-LED. Especula-se que o lançamento dessa máquina, caso ocorra, dê-se em 2024 ou 2025.

Em matéria de monitores, também há rumores que consideram a possibilidade de modelos com tecnologia OLED e tamanhos de 32″ e 42″. Tais lançamentos, porém, poderão ocorrer em anos ainda mais distantes do que 2024.


2024 deverá ser um ano bastante importante para a Apple. Além dos possíveis lançamentos supracitados, algo que sabemos que ocorrerá — provavelmente logo nos primeiros meses do ano que vem — é o início das vendas do Vision Pro.

Além de gadgets, outra fronteira a ser desbravada pela Maçã é a da inteligência artificial. No ano que vem, recursos desenvolvidos a partir da ferramenta interna de IA da empresa ou no modelo de linguagem recentemente lançado poderão estrear nos sistemas da companhia.

Para qual novidade você está mais animado? 😀

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Retrospectiva 2023: tudo o que a Apple descontinuou neste ano

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 24 a 31 de dezembro

Posts Relacionados