O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança iOS 17.5, iPadOS 17.5, macOS 14.5, watchOS 10.5, tvOS 17.5 e Software do HomePod 17.5

Dispositivos da Apple (iPhone, iPad, Apple Watch, Mac, HomePod, Apple TV)

A Apple lançou hoje as versões finais do iOS 17.5 (compilação 21F79), do iPadOS 17.5 (idem), do macOS Sonoma 14.5 (23F79), do watchOS 10.5 (21T576), do tvOS 17.5 (21L569) e do Software do HomePod 17.5 (idem).

Publicidade

Também foram disponibilizados o iOS 16.7.8 (compilação 20H343), o iPadOS 16.7.8 (idem), o macOS Ventura 13.6.7 (22G720) e o macOS Monterey 12.7.5 (21H1222) para iPhones, iPads e Macs compatíveis, bem como o Xcode 15.4 (15F31d) para desenvolvedores.

Confira abaixo um apanhado com as principais novidades dos sistemas — que não são muitas, como tradicionalmente acontece quando o anúncio de novas versões majoritárias se aproximam.

iOS 17.5

A principal novidade do iOS 17.5 não poderá ser utilizada por usuários residentes no Brasil, mas apenas na União Europeia (o que inclui Portugal). Trata-se da possibilidade de instalar apps diretamente do site de desenvolvedores, para além da opção de usar lojas de terceiros, já disponível há algum tempo por lá (desde a liberação do iOS 17.4).

Publicidade

Outra novidade bastante aguardada (essa para todos os usuários globalmente) é a expansão do suporte às estratégias de antisstalking implementadas pela Apple para o AirTag também para rastreadores de terceiros — o que já havia sido observado em códigos encontrados nas betas do sistema.

De acordo com a Apple, a novidade denominada Detecção de Rastreamento Entre Plataformas notifica os usuários caso um rastreador Bluetooth compatível desconhecido esteja se movendo com eles — independentemente do sistema operacional ao qual o dispositivo está emparelhado.

Outras novidades incluem a mudança na cor do widget do app Podcasts a depender do episódio que está sendo reproduzido, novos wallpapers e mostradores do Orgulho (edição 2024), um modo offline no Apple News+ (apenas nos países onde o app está disponível), correções de bugs e outras melhorias.

Todas as novidades estão no changelog completo, abaixo.

Esta atualização inclui a nova imagem de fundo Brilho do Orgulho para a Tela Bloqueada e outros recursos, correções de erros e atualizações de segurança para o iPhone.

Tela Bloqueada

  • A nova imagem de fundo para a Tela Bloqueada, Brilho do Orgulho, homenageia a comunidade e a cultura LGBTQ+

Notificações de Rastreamento

  • A Detecção de Rastreamento Entre Plataformas envia notificações aos usuários caso um rastreador compatível com Bluetooth que não seja de sua propriedade seja detectado em movimento com eles, independentemente do sistema operacional com o qual o dispositivo esteja emparelhado

Para conferir todas as correções de segurança do iOS 17.5, basta acessar essa página.

iPadOS 17.5

Obviamente, o iPadOS 17.5 conta com os recursos já citados para o iOS 17.5, mas o sistema operacional dos iPads está ganhando uma novidade bastante interessante relacionada ao Apple Pencil — mais especificamente ao modelo Pro, lançado no último evento especial da empresa.

Publicidade

Além de contar com novidades como feedback tátil e um novo giroscópio, o lápis da Apple agora conta com o gesto de apertar, o qual permite realizar determinadas tarefas a depender da configuração realizada pelos usuários.

Publicidade

Eis o changelog com as novidades detalhadas:

Esta atualização inclui a nova imagem de fundo Brilho do Orgulho para a Tela Bloqueada e outros recursos, correções de erros e atualizações de segurança para o iPad.

Tela Bloqueada

  • A nova imagem de fundo para a Tela Bloqueada, Brilho do Orgulho, homenageia a comunidade e a cultura LGBTQ+

Notificações de Rastreamento

  • A Detecção de Rastreamento Entre Plataformas envia notificações aos usuários caso um rastreador compatível com Bluetooth que não seja de sua propriedade seja detectado em movimento com eles, independentemente do sistema operacional com o qual o dispositivo esteja emparelhado

Confira todas as correções de segurança do iPadOS 17.5 nessa página.

macOS 14.5

Ao contrário do iOS e do iPadOS, o macOS 14.5 não ganhou mudanças significativas. Segundo a Apple, foram basicamente realizadas correções de bugs e melhorias gerais.

Confira o changelog completo abaixo:

Esta atualização inclui correções de erros importantes e é recomendada a todos os usuários.

Também foram feitas correções de segurança, as quais podem ser conferidas aqui.

watchOS 10.5

Assim como o iOS e o iPadOS, o watchOS 10.5 ganhou novidades de personalização relacionadas ao mês do Orgulho.

Trata-se do novo mostrador Pride Radiance (Brilho do Orgulho, em português), o qual conta com raios de luz que se entrelaçam formam os caracteres na tela, dispostos em um fundo escuro contrastante.

Além disso, o sistema ganhou correções de bugs e outras melhorias.

Confira todas as novidades no changelog a seguir:

O watchOS 10.5 apresenta novos recursos, melhorias e correções de erros, como o novo mostrador Brilho do Orgulho, uma homenagem à cultura e à comunidade LGBTQ+.

As correções de segurança da atualização podem ser conferidas nessa página.

tvOS 17.5 e Software do HomePod 17.5

Como (quase) sempre, os dois softwares também trazem apenas as famosas correções de bugs e melhorias de performance.

Esta atualização inclui melhorias de desempenho e estabilidade.

Esta atualização inclui melhorias de desempenho e estabilidade.

Todas as melhorias de segurança do tvOS 17.5 e do Software do HomePod 17.5 podem ser conferidas aqui.


Boas atualizações para todos! 📲

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: amaran F22x e Spotlight SE [unboxing + hands-on]

Próx. Post

Rivais do Apple TV+ também planejam pagar criadores por audiência, revela reportagem

Posts Relacionados