O melhor pedaço da Maçã.

Apple cresce na preferência dos líderes de TI

Dispositivos da Apple no trabalho

Embora presentes em muitas empresas, especialmente nos Estados Unidos, os aparelhos da Apple não são uma unanimidade no mundo corporativo. Apesar da sua alta durabilidade, qualidade dos produtos e bom preço de revenda, muitas empresas ficavam (e ainda ficam) receosas com a aquisição.

Publicidade

Mas, de alguma forma, esse cenário está mudando — pelo menos é o que mostra uma recente pesquisa [PDF] promovida pela Dimensional Research, com patrocínio da Kandji.

A Dimensional Research oferece pesquisas de mercado prática para empresas de tecnologia; já a Kandji é uma plataforma de gerenciamento e segurança de dispositivos Apple. 

O principal objetivo da pesquisa era capturar dados concretos sobre as experiências e opiniões dos funcionários de grandes empresas em relação aos dispositivos da Maçã. Um questionário online foi enviado a fontes independentes de profissionais de TI responsáveis pela implantação e gestão de dispositivos dos funcionários em grandes empresas.

Publicidade

Uma cota foi estabelecida para garantir um mínimo de 100 executivos de nível C (CIO, CTO, CISO, etc.). Diversas perguntas foram feitas sobre o uso atual e as opiniões em relação aos dispositivos Apple, incluindo notebooks e desktops (Macs), iPhones e iPads. A pesquisa foi conduzida em inglês e as respostas foram coletadas entre 25 de maio e 2 de junho de 2023.

Dispositivos da Apple no trabalho

Um total de 315 participantes qualificados completaram a pesquisa. Todos eles tinham responsabilidade direta pela seleção, entrega ou gestão de dispositivos Apple a funcionários, e trabalhavam em empresas com mais de 500 dispositivos de usuários finais e mais de 1.000 funcionários. Os participantes representaram um grande variedade de níveis hierárquicos, setores e regiões globais.

Foram analisadas temáticas como:

Publicidade
  • Como o uso de dispositivos da Apple em grandes empresas tem se alterado com o tempo?
  • Quais vantagens comerciais proporcionam aos usuários?
  • Como os profissionais de TI percebem a produtividade e a segurança dos dispositivos da Apple em comparação a outras opções?
  • Qual é o status da tecnologia de gerenciamento de aparelhos existente para dispositivos da Apple?

Muitos dados interessantes podem ser encontrados nas descobertas da pesquisa. Vamos elencar alguns deles.

Dispositivos da Apple no trabalho

Em primeiro lugar, notou-se que o uso de dispositivos da Apple está crescendo nas empresas — 76% delas relatam um aumento no uso de aparelhos da Apple. O campeão dessa categoria é o iPhone, com um aumento de 66% no uso em relação a outros dispositivos.

Para a grande maioria dos respondentes, o uso de dispositivos da Maçã está relacionado a melhores resultados comerciais, especialmente em termos de produtividade e segurança. 87% dos participantes relataram que suas organizações se beneficiaram ao fornecer dispositivos da Apple aos funcionários, sendo que 67% perceberam um aumento na produtividade dos colaboradores.

Publicidade

Especialmente entre os executivos, 55% consideraram que os aparelhos aumentaram a produtividade. Quase 4x mais pessoas relataram que iPhones e iPads são melhores para a produtividade de funcionários remotos ou híbridos (56%) em comparação a dispositivos com Android (15%).

Dispositivos da Apple no trabalho

Em termos de segurança, 75% afirmaram que os devices da Apple são mais seguros que o de concorrentes. Apenas 7% dos respondentes afirmaram que consideravam os aparelhos da Apple propensos a serem alvo de ataques cibernéticos, contra 76% de pessoas fazendo a mesma afirmação quanto a produtos com Windows ou Android.

Sobre o gerenciamento dos dispositivos corporativos, 93% dos respondentes afirmaram se beneficiar de capacidades técnicas adicionais para gerenciar dispositivos da Apple.

Interessante que, para 82% dos profissionais entrevistados, os funcionários preferem dispositivos com touchscreen e, nesse item, 67% dos respondentes afirmaram utilizar iPads. Quando questionados sobre as razões para adoção do iPad em relação a outros concorrentes, foram elencados tópicos como necessidade de mobilidade (55%), segurança (51%) trabalho híbrido e remoto (39%), percepção positiva da marca Apple (38%) e demanda dos funcionários (31%).

Como último destaque, a pesquisa mostrou que, para 90% dos respondentes, são inúmeras as vantagens de uma empresa adotar devices da Apple, como confiabilidade, maiores ciclos de vida dos aparelhos, segurança, boas opções de gerenciamento, inovação técnica, entre outras.

Dispositivos da Apple no trabalho

Os dados reforçam o crescimento da empresa também no âmbito corporativo e pode significar uma maior expansão para esse segmento. Quem sabe, essa maior procura por empresas poderá despertar o interesse da Apple de investir em mais opções de softwares e apps para produtividade e gestão organizacional.

Para quem ficou interessado em ver a pesquisa completa, ela pode ser acessada (em inglês) nesse PDF.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

2023 no Apple TV+: “Ted Lasso”, “Napoleão” e outros destaques negativos

Próx. Post

Como enviar mensagens de voz com “visualização” única no WhatsApp

Posts Relacionados