O melhor pedaço da Maçã.

Comparando as vendas do Android Market com as da iPhone App Store

Android Market logoDentre muitas lojas que oferecem aplicativos para smartphones, o Android Market é aquela que mais se “aproxima” da iPhone App Store em termos de quantidade de aplicativos — isso porque a loja do Google possui pouco mais de cinco mil itens disponíveis, enquanto a da Maçã deve estar perto dos 70 mil. No entanto, não se veem tantos comentários da firma de Mountain View quanto a Apple costuma fazer, mas através dos registros de um desenvolvedor — relativamente popular no Android Market — podemos ter uma vaga ideia de como são as coisas por lá.

Publicidade

Os números não são muito animadores: mesmo que seja um dos melhores produtos disponíveis no Android Market, um determinado aplicativo da Larva Labs não chega a vender nem uma fração do que o seu equivalente para iPhone consegue. Dois jogos da empresa, destacados na loja do Google e vendidos por US$5, não chegaram a gerar nem 13 (!) vendas por dia.

Note que um deles é o quinto mais popular no Android Market e, em comparação com a App Store, ele precisaria de 56 dias de vendas para equiparar seus lucros aos de um quinto colocado na loja da Apple (aproximadamente US$3.500 diários, segundo previsões). É interessante destacar, ainda, a atuação do game Trism, de Steve Demeter (sim, é o cara estampado no site de desenvolvedores da Apple): enquanto ele foi bem recebido por muitos usuários de iPhones/iPods touch, no Android nem mesmo passou dos 500 downloads até hoje.

Publicidade

A seguir, está um gráfico liberado pela Larva Labs sobre as vendas em agosto, comparando números do Android com os do iPhone:

Vendas da Larva Labs

Muitas razões podem nos ajudar a entender essa diferença. Basicamente, o Android Market não reflete uma boa experiência de compra para o consumidor final: faltam screenshots para uma prévia do produto antes da compra, não existe uma forma de os desenvolvedores criarem boas descrições de seus produtos (com 325 caracteres é bem difícil) e o Google Checkout faz do sistema de pagamentos uma tortura. Isso sem contar a dificuldade em visualizar produtos pagos (que geralmente também são interessantes), falta de segurança e os vários problemas com downloads para os aparelhos, coisas que dificilmente vemos na App Store da Apple.

Publicidade

No entanto, não podemos ser hipócritas: o Android Market possui pontos positivos, especialmente ligados às suas políticas de devolução (que ajudam muito quando você se frustra com algo). Além do mais, eu imagino (nunca trabalhei com o Android Market para saber) que eles tratem os desenvolvedores com um pouco mais de parcialidade em certos pontos do que a Apple, onde muitos já se sentiram insatisfeitos em ter seu produto rejeitado, às vezes com razão. Por isso eu digo que, apesar da enorme popularidade, a firma de Cupertino ainda abusa da sorte

[Via: TechCrunch.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E o Gmail está fora do ar no mundo todo [atualizado 3x]

Próx. Post

Fazendo mouses e teclados da Logitech voltarem a funcionar a contento no Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Posts Relacionados