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iMessage no Android seria um “desperdício”, diz Craig Federighi

Droid Life
iMessage e Mensagens do Google

Em uma entrevista durante o WSJ Tech Live, do Wall Street Journal, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, defendeu a decisão de não desenvolver o iMessage para Android, dizendo que a plataforma “nunca teria uma audiência de massa” e, se a Maçã tivesse feito isso, teria “prejudicado a inovação”.

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As recentes tentativas do Google de forçar a Apple para ela adotar um padrão comum de mensagens (o RCS1Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.) é apenas a mais recente salva de um debate conflituoso que já dura uma década: em 2013, a Apple havia considerado levar seu aplicativo de mensagens para o Android, mas optou por não fazê-lo.

Se nós apenas lançássemos um aplicativo que realmente não obtivesse adesão em massa em outras plataformas, isso nos impediria de inovar em todas as maneiras que queríamos inovar no serviço de mensagens para nossos clientes.

E então nós sentimos [que devíamos] escolher onde podíamos fazer a diferença, escolher onde você vai investir e fazê-lo onde você faria a diferença, e isso [o iMessage no Android] parecia um desperdício que não ia servir ao mundo, honestamente.

A opinião do executivo ecoa algo que já havia sido debatido internamente na Apple há quase uma década, quando uma série de emails (revelados durante o processo judicial da Epic Games contra a Maçã) envolvendo alguns executivos da companhia mostraram que isso “simplesmente serviria para remover um obstáculo para as famílias do iPhone que davam telefones Android aos seus filhos”.

A entrevista, que também contou com a participação do vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, Greg Joswiak, abordou ainda outros temas interessantes, como a implementação do USB-C em iPhones devido a uma recente lei aprovada na União Europeia.

Federighi e Joz também comentaram o ritmo da inovação no iPhone e se o dispositivo precisa de uma atualização todos os anos. “As pessoas estão muito empolgadas com os novos iPhones”, disse Joswiak. “Sempre temos uma tonelada de coisas que precisamos lançar”, completou Federighi.

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Eles conversaram sobre o fato de o iPad ainda não possuir um aplicativo de calculadora nativo, com Joz dizendo que “há uma tonelada deles. Vá para a App Store”. Da mesma forma, os executivos foram indagados se o Mac ainda terá uma tela sensível ao toque, com Federighi dizendo: “Quem pode dizer ao certo?”

Em relação à privacidade, Federighi disse que “é louco” supor que a Apple se concentra na privacidade porque é uma “tendência”, afirmando que a companhia se preocupa com isso “porque é certo”, disse ele. Ainda nesse assunto, o executivo disse que a Transparência de Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) não tem “nada a ver com o impulso crescente de anúncios” — nesta semana, vale notar, a App Store ganhou novas áreas de propaganda.

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Em um momento da entrevista, Joz disse que metaverso é uma palavra que ele “nunca usará”; por fim, os executivos comentaram o retorno ao trabalho presencial na Apple, afirmando que os funcionários precisam estar juntos, pois eles são “mais eficazes e mais felizes” assim — o que não é exatamente verdade

via MacRumors

Notas de rodapé

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    Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.

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