O melhor pedaço da Maçã.
Vidpen / Shutterstock.com
TSMC

Fábrica da TSMC nos EUA tem sua inauguração adiada para 2025

Anunciada ainda em 2020, a fábrica da TSMC no estado americano do Arizona deverá demorar um pouco mais do que o esperado para iniciar suas atividades. Após admitir, no fim de junho, que as obras estavam significativamente atrasadas, a empresa taiwanesa disse hoje que a instalação só começará a produzir chips no início de 2025, e não mais no fim de 2024.

Publicidade

De acordo com o presidente da TSMC, Mark Liu, esse atraso foi provocado por uma escassez da mão de obra qualificada necessária para mover os equipamentos utilizados na fabricação dos chips para dentro da fábrica. A ideia, segundo ele, é que a instalação conte com algumas das ferramentas mais avançadas do mundo para esse fim.

Como comentamos em dezembro passado, é esperado que ⅓ de todos os chips produzidos nessa fábrica sejam destinados à Apple que, por sua vez, os usará em alguns dos seus dispositivos mais antigos. A previsão é de que a TSMC use a instalação para produzir, em um primeiro momento, chips de 4 nanômetros.

Essa notícia também atrasou a produção de testes da fábrica, originalmente marcada para acontecer em algum momento de setembro. Agora, segundo Liu, essa fase só deverá ser iniciada entre fevereiro e março do ano que vem.

Publicidade

Segundo informações do Wall Street Journal, a TSMC estaria planejando trazer temporariamente funcionários com mais conhecimento técnico das suas fábricas em Taiwan para ajudar na fábrica do Arizona. A empresa também está esperando uma oferta final do governo dos EUA relacionada a subsídios e créditos fiscais, considerados essenciais para cobrir os gastos com a instalação no estado americano.

A construção da fábrica conta com grande apoio do governo Joe Biden que, através do chamado CHIPS Act, pretende tornar os EUA mais uma vez em grande centro global para a fabricação de chips. A própria Apple, vale notar, fez lobby para que a TSMC fosse incluída nos planos do governo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria controlando contato interno entre funcionários de lojas

Próx. Post

“La Maison”: Apple TV+ terá minissérie francesa com Lambert Wilson

Posts Relacionados