O melhor pedaço da Maçã.

Seja dono de uma forma

Seja dono de uma forma - Clayton Miller

por Clayton Miller; tradução de Halex Pereira

Publicidade

Identidade visual assume muitas formas, desde a mais superficial das marcas registradas até as assinaturas de design mais integradas. Formas fazem parte dessa linguagem. Fundamentalmente, formas são universais, não podem ser associadas a nenhum nome, produto ou marca. Mas em contexto, em suas intercessões e na síntese das formas, elas são poderosas.

Seja dono de uma forma - Clayton Miller

Ilustradas acima há quatro formas: um quadrado, um quadrado arredondado (roundrect), um quadrado circular (squircle) e um círculo. Bilateralmente simétricas e geometricamente simples, cada forma tem inúmeras associações populares. Porém, em um espaço particular, no contexto de um mercado específico, isso se inverte: no mundo do software móvel, cada uma dessas formas tem uma associação definida, algumas muito fortes.

Ao vitorioso, os squircles

A Metro UI da Microsoft é dona do quadrado. A Apple tem uma esquina do roundrect, do Springboard ao próprio hardware do iPhone. A Nokia, apesar de sua chegada tardia com a Harmattan UI do Meego, viu o squircle desocupado e se jogou nele lindamente. A Palm vem usando o círculo desde a aurora do PalmOS, e no webOS, a HP continua a tradição com cuidado (dá até pra notar que Palm e HP estruturam suas marcas dentro de círculos).

Publicidade

E ainda há candidatos duvidosos a cada trono. O Bada, da Samsung, pode usar o quadrado, mas não tem nenhuma chance contra a obra-prima Mondrianesca da Microsoft. A RIM pode usar roundrects agradavelmente o bastante, mas não com a consistência sutil da Apple. A único forasteiro é o Android, que não tem uma forma unificadora de verdade — um sintoma da fragmentação?

Assim como a cor, que, apesar de suas associações infinitas, também tem uma história de forte associação dentro de um mercado, a forma é um diferencial poderoso, ainda que sutil. Possuir uma forma não é fácil — por si só, como demonstrado pela Samsung e pela RIM, uma forma não tem muito poder. Aqueles que tiveram sucesso em clamar para si uma forma a usaram como pedra fundamental em vez de maquiagem decorativa. Use o poder da forma para reforçar bom design com coerência e identidade — e essa forma um dia pode ser sua.

Publicidade

· · ·

Clayton MillerClayton Miller é um designer visual e de interação residente em Chicago. Ele escreve sobre design no interuserface.net (onde o artigo acima foi publicado originalmente) e seu projeto mais notável é o conceito da interface de desktops 10/GUI, a qual já comentamos no MacMagazine.

Ele atualmente trabalha na agência criativa Tonic Blue.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple reduz ainda mais os preços de veiculação de publicidade no iAd

Próx. Post

Google facilita compartilhamento de arquivos no Docs for mobile

Posts Relacionados