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NPD: um quarto das músicas compradas nos Estados Unidos são da iTunes Store

Acredite você ou não, a maioria das músicas vendidas nos Estados Unidos hoje em dia ainda está em CD: são 65%, quase o dobro do digital. Quem afirma isso é o NPD Group, que também revela que as vendas pela internet já compreendem 35% do todo, contra 30% no ano passado e 20% (!) em 2007.

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A grande notícia do NPD MusicWatch para a Apple é que a iTunes Store continua ampliando a sua liderança de market share nos EUA, agora com 25% do total. Em 2008, ela estava com 21%, e em 2007 tinha “somente” 14%. A Walmart continua em segundo, agora com 14%, seguida da Best Buy.

iTunes Store e iPhone

Considerando apenas o segmento digital, 69% dos consumidores escolheram a loja da Apple para comprar e baixar músicas no primeiro semestre de 2009. Em segundo lugar vem a Amazon MP3, com 8%. Já em CDs a Walmart é a número um, com 20%, seguida da Best Buy, com 16%, e então da Target e da Amazon, empatadas com 10% cada.

De acordo com Russ Crupnick, vice-presidente de análises da indústria de entretenimento do NPD, as vendas de músicas digitais irão se igualar às de CDs até o final de 2010. Recentemente, a Apple anunciou que já vendeu mais de oito bilhões de músicas na iTunes Store, e estimativas apontam para um total de quatro bilhões só neste ano.

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